investir em hidroponia

Pensando em investir em hidroponia? Conheça as vantagens deste tipo de cultivo

O que é Hidroponia:

A técnica da hidroponia se dá através do cultivo de plantas sem a utilização do solo, obtendo seu apoio e nutrientes perfeitamente balanceados através de uma solução nutritiva aquosa. Um dos sistemas hidropônicos mais utilizados é o NFT, que através de um canal (perfil hidropônico) uma solução nutritiva composta de água e nutrientes circula nutrindo as raízes dos cultivares.

O investimento inicial de um projeto hidropônico à primeira vista parece alto, mas o retorno do investimento vem de forma rápida, além dos inúmeros benefícios que esta técnica de cultivo traz a longo prazo. Conheça agora alguns benefícios deste tipo de cultivo:

Benefícios da Hidroponia

Produção em pequenos espaços:
Não é necessária uma grande área para o cultivo, em pequenos espaços é possível conseguir uma produção em grande escala. Ex.: Em uma área de 357m² em um projeto NFT de 7x51m  é possível conseguir uma quantidade aproximada de 5.600 pés de alface/mês.

Facilidade no Manejo e Ergonomia: 
No processo hidropônico, as bancadas são elevadas e as atividades são feitas na posição ereta, o que facilita o manejo evitando que o agricultor fique muito tempo abaixado.

Economia de água
A hidroponia reduz consideravelmente o consumo de água e fertilizantes, chegando a uma economia de quase 70% se comparada ao cultivo tradicional de solo, onde a maior parte da água utilizada na irrigação é perdida no escoamento ou evaporação. Como na hidroponia se trabalha com um sistema fechado, a perda por escoamento não existe e a evaporação é muito pequena.

Desenvolvimento acelerado da cultura 
No processo hidropônico, os vegetais se desenvolvem até 3 vezes mais rápido que no cultivo tradicional. Pois os cultivares recebem condições completas e mais controladas para o seu total desenvolvimento: água, nutrientes e oxigênio.

Ambiente protegido
Outro grande benefício da hidroponia é o cultivo em ambiente protegido que proporciona um controle maior sobre a produção tanto no controle de pragas e doenças, quanto nas condições climáticas (fortes chuvas, ventos, geadas), não deixando que estes fatores interfiram no desenvolvimento da plantação cultivada.

Higiene
Mais higiênica, a hidroponia consegue controlar a água os nutrientes utilizados. Água e fertilizantes são puros, o que garante um cultivo saudável e de qualidade.

Diminuição de doenças e pragas
A incidência de pragas e fungos é menor na hidroponia, e quando ocorre o combate é mais simples, já que os patógenos ficam no solo e ele não é utilizado nesta técnica. Através do manejo realizado de forma ereta, é possível ao agricultor visualizar mais facilmente caso haja algum tipo de infestação.

O hidroponista é, além de agricultor, um pesquisador e um homem de negócios, no Brasil se destaca do tradicional, e descobriu nesta técnica eficiência e qualidade que trazem benefícios financeiros e ambientais. Esta visão voltada ao futuro os encaminhou a esta técnica que se firma como a mais avançada na horticultura.


Quer conhecer um projeto de Hidroponia NFT para produção de frutos? Assista o vídeo e conheça o projeto e depoimento do Sitio Santo Antônio em São Luís do Paraitinga, interior de São Paulo.

 

Querendo saber mais detalhes sobre um projeto hidropônico? Fale com um de nossos especialistas e elabore seu projeto personalizado gratuitamente AQUI.

Related Post

Compartilhe este conteúdo

Deixe uma resposta