Porque a Hidrogood usa Polipropileno?

A Hidrogood fabrica seus produtos usando o plástico Polipropileno, o mais adequado para a produção de alimentos por ser um plástico atóxico, de grau alimentar e recomendado pela ANVISA para estar em contato com alimentos, como acontece com embalagens de alimentos como margarina, biscoitos, salgadinhos, etc.

Atualmente não há norma estabelecida para a hidroponia, porém com o crescimento da atividade, esta norma virá e então os produtos Hidrogood já estarão de acordo com normas técnicas como ocorre em outros países em que o PP é reconhecido como «Food Grade» (Grau Alimentício).

Veja nos sites abaixo:

http://boxsellhydroponics.com.au/ 

https://www.organicagardensupply.com/hydroponics/hydroponic-garden-food-grade-plastics/

http://www.greenpeace.org/usa/toxics/pvc-free/

Piramide

Veja abaixo os questionamentos ambientais:

O Greenpeace criou a pirâmide de plásticos em função do impacto ambiental que cada um provoca. No topo temos o PVC, o mais impactante, seguido de PU,PS,ABSD e PC,em seguida o PET e logo o PE e PP e finalmente os  plásticos de bio-polímeros.

Assim, em comparação com os outros plásticos, o PP é dos plásticos menos problemáticos na sua utilização e no descarte.

O polipropileno é um plástico resistente à ação química, sendo muito utilizado em tubulações de indústrias químicas e farmacêuticas. Isto significa que colônias de micro-organismos como fungos e bactérias não conseguem se enraizar no material e, portanto, é resistente à contaminação e ao chamado «biofilme», que é uma camada de material orgânico que se fixa em outros plásticos como o PVC e até mesmo em tubulações metálicas.  Evidentemente estas colônias são foco de contaminação e, além disso, a assepsia do material se torna mais difícil.

Por outro lado, o polipropileno é, como se diz, termo estável, ou seja, não transmite frio ou calor rapidamente, portanto, tende a esquentar menos. Por esta razão os perfis Hidrogood são na cor cinza, tendo na parte externa a cor branca, refletiva dos raios solares evitando o aquecimento dentro do perfil. O tubo de esgoto, por exemplo, tem paredes mais finas e transmitem mais calor para dentro do tubo.

A incidência de luz sobre a solução cria algas e deve ser evitado, já que além de competir por nutrientes e oxigênio, as algas são berço para deposição de ovos de moscas do tipo Fungus Gnat e Shore Fly, cujas larvas assim que nascem buscam o que comer e começam pelas raízes das plantas.

O perfil de polipropileno sendo mais espesso e de cor cinza, impede a incidência de luz dentro do perfil, evitando a proliferação de algas. No tubo de esgoto a luz percola para o interior do tubo, propiciando o crescimento de algas e dificultando a limpeza. E também, os aditivos anti-UV melhoram a durabilidade do produto

Percebe-se então que os perfis Hidrogood são fabricados com a mais alta tecnologia e melhoram as condições ambientais para as plantas, que assim tem maximizada a sua eficiência de cultivo, dando ao produtor o melhor custo-benefício do mercado!

Coentros Hidrogood

Manjericão verde

Espinafre

Related Post

Compartilhe este conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *