administração rural

Administração rural: Como ser um bom gestor?

Em qualquer negócio, independente do ramo, para se obter sucesso e prosperar é preciso saber gerenciar e administrar. Se você administra uma produção agrícola, além de produtor, você é um líder rural, seja de controle, organização ou planejamento e projetos. 

Por muito tempo a sucessão familiar direta foi o modelo de negócio mais utilizado nas propriedades rurais. Os herdeiros seguiam a mesma lógica dos pais e, assim, passavam para seus filhos.

Porém, com o avanço da tecnologia e o crescimento das empresas rurais, a função de administrador tornou-se uma profissão muito mais importante e que não necessariamente está mais ligada à sucessão familiar. Além das técnicas e habilidades, o gestor rural precisa desenvolver capacidades administrativas muito importantes, já que envolve gerenciar não só a produção, mas pessoas, finanças e novos investimentos.

Para que o negócio obtenha sucesso, é essencial que o gestor possua algumas competências, sejam técnicas ou de personalidade, afinal, será preciso fazer a gestão de pessoas, projetos, além de cuidar do negócio em si. Um produtor com essas características combinadas promove não só mais segurança ao empregador, mas, também, mais crescimento para a empresa.

Se você busca maneiras de profissionalizar a sua gestão, separamos alguns pontos que você deve se atentar e irão te ajudar em seu desenvolvimento:

Planejamento

Ter um planejamento é essencial para que a sua produção alcance os resultados esperados. Planejar a produção, analisar quantos recursos serão necessários, maquinários, quantos funcionários conseguirá contratar e gerenciar, quais culturas e quantidade deseja produzir, possíveis problemas que poderão surgir à frente, estabelecer metas.

Tudo isso pode e deve ser estudado para que um bom planejamento seja feito, assim, você estará preparado para qualquer impasse que surja lá na frente.

Investir em tecnologia

Atualmente existem diversas tecnologias que estão conquistando cada vez mais o setor e que ajudam o produtor rural a administrar de forma eficiente a produção, otimizar processos e simplificar tarefas corriqueiras ou complexas. As automações mecanizadas, por exemplo, são equipamentos que estão sendo desenvolvidos e aperfeiçoados para isso. Além disso, os layouts das bancadas, ferramentas e aparelhos, sistemas de produção, são tecnologias que o produtor deve investir a fim de melhorar ainda mais a sua administração rural.

Aqui na Hidrogood acompanhamos o avanço tecnológico para sempre oferecer a melhor solução para o produtor e já desenvolvemos alguns sistemas que facilitam a sua rotina. 

Temos o Sistema Hidrogood Perfil Móvel, que foi projetado para ter um número maior de plantas na mesma área e oferece mais agilidade no manejo, já que todo o processo é feito na mesma área da estufa, o que, consequentemente, acaba elevando a produção devido ao ganho de tempo executando esses processos. Além disso, ele conta com um único corredor central, com estrutura adequada ou carrinho, que se locomove através de trilhos fixados no chão, feitos para a movimentação dos perfis. 

Também temos dois sistemas automatizados: O de abertura e fechamento do filme plástico na cobertura da estufa, que permite abrir o filme plástico em seu ponto mais alto, abrindo uma janela com até 2m de largura para o ar quente sair, proporcionando melhores condições climáticas para o desenvolvimento das plantas e o sistema automatizado de abertura e fechamento da tela de sombreamento, que é instalado individualmente por módulo, permitindo ao produtor uma maior flexibilidade no manejo da iluminação natural e da temperatura na estufa, garantindo, também, ótimas condições climáticas para a produção resultando em uma qualidade final superior.

A tecnologia tem sido uma grande aliada do setor agro. Confira o nosso artigo “Tendências do agro para 2021”, nele falamos sobre como a tecnologia será destaque neste ano. 

Atualização

No meio rural, além de gerenciar as atividades dentro da propriedade, o gestor deve estar a par de tudo o que acontece no mercado. Assim, além de estar sempre atualizado sobre tendências, é possível entender o comportamento do consumidor, melhorar o relacionamento com os clientes e até entender o que os concorrentes estão fazendo.

Monitoramento

Além de aliar-se às tecnologias, o produtor rural deve acompanhar diariamente os dados de sua produção, ou seja, monitorar tudo o que acontece: relação entre semeio/colheita, qualidade, temperatura e pH da água, disponibilidade dos nutrientes em função da CE, temperatura das estufas, entre outros índices. Só assim é possível entender com exatidão a situação do negócio seja para implementar novas estratégias para impulsionar as atividades rurais, ou para entender o que está dando errado. 

produtor rural

Investir na equipe e em treinamentos 

Independente de ser um negócio familiar ou não, é preciso entender que as pessoas que trabalham com você são colaboradores que ajudam a atingir as metas, por isso, invista em treinamentos e capacitação deles (e sua também). A falta de capacitação profissional é uma das principais causas para que um negócio não se torne rentável e tenha pouca produtividade.

Além disso, identificar as qualidades da equipe e dar os direcionamentos corretos de acordo com as funções é uma das grandes qualidades de um bom gestor. Para isso, pense em sua produção como uma empresa dividida em setores e cada um tem um papel fundamental para o funcionamento do todo.

Tenha controle sobre o financeiro

A situação financeira é a que preocupa a maior parte dos gestores. Ter que lidar com pagamentos, faturas, impostos e compras de materiais e ferramentas pode ser uma tarefa estressante e, muitas vezes, falha. Para contornar essa situação, uma boa opção é contar com algum sistema que faça o controle de todas essas informações, assim o trabalho do gestor se torna menos exaustivo e não fica tão vulnerável às falhas.

A gestão de um agronegócio é essencial para o bom andamento da empresa. Assim, o gestor consegue identificar não só o que está dando certo ou errado, mas, também, melhorar a performance do negócio. Uma gestão eficiente aumenta não só a produtividade, mas também a lucratividade, além de ajudar na tomada de decisões e contribuir para o negócio se destacar.

Mas, fazer uma boa gestão não é uma tarefa simples e requer habilidade, empenho e muita disciplina. Por isso, é fundamental que além de habilidades técnicas, o produtor desenvolva boas aptidões na área de gestão. Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado e faça a sua produção prosperar.

Gostou desse conteúdo? Separamos outros artigos que podem te interessar: