Casa de Máquinas: armazenamento adequado para solução nutritiva

A Casa de Máquinas tem como principal objetivo armazenar a solução nutritiva e proteger os reservatórios da ação do tempo. Neste espaço, estão os reservatórios, as bombas e painéis de controle para comandar a entrada e a saída da solução.

Além disso, esse local é uma área propícia para preparo da solução, manutenção e limpeza dos reservatórios, e um local para a instalação e manutenção da bomba e painel elétrico.

Para que esse projeto seja realmente eficiente, é preciso realizar uma boa implementação da Casa de Máquinas.

Mas como é desenvolvido esse projeto?

 

O PROJETO:

O projeto da Casa de Máquinas depende inicialmente do tipo de cultivo que o cliente pretende realizar. 

É possível projetar a partir da aquisição do cliente no momento ou a partir de um cenário de futuras aquisições. Essa análise deve ser feita pelo projetista junto ao cliente. 

Depois, é feita a avaliação da área disponível para a escolha do melhor ponto para acomodar a Casa de Máquinas, considerando a declividade do terreno, distância da estufa, altura do lençol freático, necessidade de abertura de “trincheira”, e valor para implementação.

Ao projetá-la, considera-se o tamanho dos reservatórios – que irá variar conforme a produção atendida – , a posição que eles serão inseridos, espaço para colocação da bomba painel e instalação elétrica, corredor de acesso para os reservatórios, espaço considerado para as instalações dos equipamentos necessários para os funcionários. 

 

 

QUAL O PRINCIPAL BENEFÍCIO PARA MINHA PRODUÇÃO?

Além de proteger os reservatórios e as bombas da hidroponia contra as intempéries (sol, chuva, ventos), a Casa de Máquinas garante um ambiente mais adequado para o armazenamento da solução nutritiva – facilitando a higienização, o controle de temperatura, etc.

Mas, para que sua implementação seja vantajosa, é necessário um bom projetista que avalie alguns pontos:

 

  • Boa ventilação dentro da casa de máquinas;
  • Utilização de materiais corretos na montagem da mesma (telhas termo acústicas por exemplo);
  • Boa circulação para os funcionários, e área destinada para os demais serviços necessários; 
  • Fácil manutenção e limpeza geral;  
  • Proteção dos equipamentos internos; 
  • Segurança no descarte de solução e resíduos;

Na Hidrogood, nossa equipe de engenheiros agrícolas e agrônomos desenvolvem projetos completos. Durante a elaboração, o cliente pode solicitar ainda uma planta baixa simplificada da construção da Casa de Máquinas.

Para implementar esse sistema na sua produção, desenvolvemos projetos personalizados para cada necessidade e sem qualquer custo. Solicite aqui seu projeto sem qualquer custo!

 

Quer saber mais sobre projetos agrícolas? Separamos outros artigos que podem te interessar: