A importância das telas de sombreamento nas estufas agrícolas

Telas de sombreamento nas estufas agrícolas: Entenda a importância

Além das estufas, que são estruturas fundamentais para quem deseja produzir em ambiente fechado, outra parte essencial para proteger as plantas são as telas de sombreamento.

Esses materiais protegem a produção do excesso de radiação solar, que pode causar prejuízo direto aos cultivos.

Pensando nisso, preparamos este artigo onde explicamos o que de fato são essas telas, sua importância, vantagens e os modelos Hidrogood. Confira!

Telas de sombreamento: Fundamentais para tirar o máximo proveito da sua produção

A radiação solar direta nas plantações pode suprir a produtividade das plantas e causar até mesmo a morte delas. Estresse por fotoinibição, enrijecimento das folhas, diminuição da área foliar e paralisação do crescimento são alguns dos problemas que podem ser causados.

Para evitar que isso ocorra, o produtor deve contar com alguns equipamentos. Dentre eles, as telas de sombreamento são importantes itens, pois limitam a entrada da radiação solar. 

Qual a importância das telas de sombreamento?

Quando as telas de sombreamento são anexadas às estufas agrícolas, o produtor confere às plantações maior absorção de nutrientes. As plantas recebem menos impacto de radiação solar, bem como chuva e vento. Assim, a plantação fica mais saudável e resistente.

Além disso, a utilização das telas de sombreamento em locais de temperatura e luminosidade elevadas cria um ambiente mais propício para o desenvolvimento dos cultivos.

Elas fornecem uma melhor variação de luminosidade, reduzindo a intensidade da energia radiante. Também colaboram com fotorrespiração, que contribui com o desenvolvimento das culturas.

Aqui, é importante mencionar também que a temperatura dentro da estufa influencia no desenvolvimento das plantas. Ela tem papel fundamental no controle da velocidade das reações químicas celulares.

Já a qualidade do produto e o aumento da produtividade tem relação direta com a produção em ambiente protegido. Afinal, uma vez que ao escolher este tipo de cultivo é possível controlar o ambiente interno, adaptando-o para as melhores condições possíveis para as culturas.

Estes fatores contribuem para que o produtor aumente a sua competitividade e disponha de produtos mesmo em épocas de entressafra. Assim, ele consegue se destacar dentre os concorrentes.

telas de sombreamento hidrogood

Outra vantagem do uso das telas de sombreamento é que eles protegem as plantações de insetos, pois cria-se uma barreira física para eles. Isso auxilia no controle de tripes, mosca branca, pulgões e psilídeos, além de colaborar com a redução de produtos químicos.

Hoje já existem diversos tipos de telas de sombreamento no mercado, mas os mais comuns são os termo refletores e difusores.

Estes promovem alteração microclimática dentro da estufa, interferindo nos processos fisiológicos como a fotossíntese, respiração e transpiração, potencializando também o processo de absorção de nutrientes.

Conheça a seguir os modelos de telas Hidrogood

Aluminet 

Malha de sombra aluminizada termorrefletora de alta qualidade desenvolvida pela empresa Ginegar Polysack.

No verão, diminui a entrada de radiação infravermelha (calor) para dentro do ambiente. Assim, pode reduzir em até 20% a temperatura no interior da estufa comparado ao ambiente externo através de um manejo correto.

No inverno, garante armazenamento de calor de radiação no interior da estufa, diminuindo a saída das ondas térmicas obtidas ao longo do dia.

Isso resulta em em um microclima equilibrado com temperaturas mais altas e menores oscilações térmicas. Consequentemente, proporciona economia de energia para os produtores que trabalham com aquecimento dos ambientes. 

Anti-Afídeo

Estas telas possuem seus orifícios menores que o abdômen dos insetos para que os mesmos tenham sua entrada impedida.

Assim, ela pode ser utilizada em laterais de estufas e viveiros servindo como barreira física para insetos, auxiliando no controle de tripes, mosca branca, pulgões e psilídeos. 

Anti-Afídeo Optinet

A Optinet® é uma tecnologia exclusiva a nível mundial da Ginegar Polysack, que contém aditivos especiais (não tóxicos) que refletem a radiação ultravioleta (UV). 

A visão dos insetos é mais sensível à luz ultravioleta, pois possuem fotorreceptores que a detectam. A ausência de UV no ambiente impede sua visão, fazendo com que os mesmos  fiquem como “cegos” e repelindo os insetos antes mesmo que atinjam a malha.

As propriedades ópticas da malha permanecem com alta eficiência durante anos, permitindo o controle efetivo dos insetos.

Chromatinet Raschel e Chromatinet Leno

ChromatiNet® Raschel e Leno são malhas de sombreamento e proteção que permitem o controle do desenvolvimento vegetativo da planta.

Influencia diretamente no tamanho de folha, brotação, altura, peso, florescimento e maturação através da transmissão de espectros de luz específicos resultantes da fotoconversão (melhor qualidade de luz).

O principal objetivo da proteção de plantas com ChromatiNet® Raschel ou Leno é aumentar a eficiência fotossintética da cultura pela modificação do espectro de luz solar.

Além disso, também minimizar os danos causados pelo excesso de radiação solar e evitar danos causados por granizos, pássaros, insetos e chuvas fortes.

Essa alteração do espectro de luz é proporcionada graças à adição de aditivos especiais em combinações e proporções adequadas. Eles permitem aumentar a quantidade de radiação PAR transmitida para as plantas.

Clarinet

Tela branca para sombreamento de plantas e para laterais de estufas e telados. Esta tela quebra a incidência de ventos fortes e excesso de radiação direta nas plantas bem como diminui a entrada de insetos vetores no interior dos ambientes.

Malha com 30% de sombra.

Polysombra

Tela Polysombra preta resistentes à radiação UV, protegendo e propiciando um microclima adequado para obtenção de excelentes produtos. Controla a circulação do ar, protege de vento e granizo, protege de pássaros e morcegos e produz sombra uniforme.

Rafia Polysolo

Ráfia carijó (malhada branca e preta) de cobertura de solo a fim de evitar o crescimento de ervas daninhas. É permeável (tem drenagem) e reduz uso de herbicidas e capina manual.

As telas de sombreamento conferem diversas vantagens ao produtor como a proteção física e a filtragem da radiação solar. Eles podem também influenciar no desenvolvimento foliar e podem afetar as estruturas anatômicas. 

Alguns estudos já demonstraram que hortaliças folhosas, por exemplo, produzidas em ambiente protegido com telas apresentam menor massa por unidade de área.

O que indica que as folhas são mais macias, quando comparadas a hortaliças cultivadas em modo campo aberto.

Ou seja, estas hortaliças tendem a ser mais adequadas a mercados consumidores mais exigentes, o que eleva ainda mais a oportunidade do produtor se destacar.

Para implementar as telas de sombreamento é preciso contar com uma equipe especializada, afinal, é preciso identificar qual a melhor opção e instalar corretamente.

Aqui na Hidrogood fornecemos toda a ajuda necessária não só para a implementação destes equipamentos, mas de toda a produção. Solicite o seu orçamento gratuito e saiba mais.

Gostou deste artigo? Separamos alguns que certamente irão lhe interessar:

Estufas agrícolas Hidrogood: ideais para o cultivo em ambiente protegido

Fertirrigação: o que é e quais os benefícios?

Hidroponia e a alta rentabilidade da atividade

A importância do planejamento financeiro no agronegócio

Crise hídrica: o que você precisa saber e como as calhas hidrogood auxiliam na economia de água