hidrogood talks quinta edição

HG Talks: Veja como foi a quinta edição do evento

Do dia 29 de setembro ao dia 13 de outubro tivemos a quinta edição do HG Talks, evento online e totalmente gratuito onde nos reunimos com especialistas e profissionais da área para debatermos sobre importantes assuntos relacionados a horticultura, hidroponia, mercado agro e diversos outros assuntos pertinentes. 

Para esta quinta edição tivemos a presença de três excelentes especialistas que compartilharam informações, experiências e muito conhecimento.

Se você não conseguiu acompanhar o evento, reunimos as três lives aqui e contamos um pouco de como foi essa quinta edição. Confira!

Live 1 (29 de setembro) – Aumente seu lucro por meio da hidroponia

Para a primeira live tivemos o imenso prazer em conversar com Lucas Régis. Sócio-administrador da Verdureira, empresa que produz e comercializa, nas principais redes de supermercados de São Paulo, saladas e legumes higienizados. 

Ele, que já possuía uma distribuidora, nos contou como a criação de uma produção hidropônica própria aumentou a lucratividade da sua empresa, ampliando a fatia de sua participação no mercado, melhorando a qualidade de seus produtos vendidos (já que ele passou a ser o produtor e logo controlar a qualidade) e aumentando seu lucro.

“Quando chegou o primeiro verão, entendemos que se a gente quisesse crescer com a qualidade, um posicionamento de preço e uma marca forte, a gente precisaria verticalizar a nossa produção. A gente precisaria virar um produtor rural.”

Para ele e os sócios, esse famoso verão onde decidiram, de fato, tornar a empresa uma produção rural, foi onde tiveram quatro grandes aprendizados: A qualidade, a origem do produto, a sazonalidade e a produção em cultivo protegido são fatores essenciais para fazer a produção crescer e começar a lucrar.

Além disso, ele também explicou porque optou pelo cultivo protegido e a hidroponia: “Nessa busca pela qualidade, a gente viu claramente que do jeito que o nosso negócio precisava do produto, eu teria que optar pelo cultivo protegido, um cultivo em larga escala. O terreno não era tão grande, então eu precisava de alta produtividade por m²”.

Lucas também deu dicas para quem não tem experiência e deseja entrar no mercado, falou sobre manejo e culturas que tem boa rentabilidade, e muito mais.

Live 2 (06 de outubro) – Pesquisa de mercado: qual o melhor produto para o seu negócio?

A segunda live contou com a participação do consultor e produtor rural Ricardo Tarchiani, parceiro de longa data da Hidrogood. Ele compartilhou suas experiências, deu dicas valiosas e mostrou como a pesquisa de mercado pode apontar um cenário de oportunidade para uma maior lucratividade.

Um pouco antes de iniciar a produção, há quase 9 anos atrás, ele observou as alfaces que estavam sendo comercializadas em supermercados da região de Campinas. Para ele, não havia diferenciação em relação aos produtos, ou seja, não havia variedade nas prateleiras. 

Foi nessa simples pesquisa de mercado que ele decidiu buscar empresas que vendessem sementes qualificadas e variadas para, assim, iniciar o seu negócio.

Ricardo também explicou como a produção iniciante pode definir a porcentagem abaixo do valor de mercado a fim de conseguir se estabelecer no mercado e obter um lucro razoável: “não produza um produto já querendo disputar preço[…] A pesquisa de mercado, nesse ponto, é essencial. Uma boa pesquisa de mercado, sabendo onde você vai entrar com o produto, é o sucesso do seu negócio”.

Além disso, ele também explicou como o produtor pode fazer hoje uma pesquisa de mercado prática e funcional, como se destacar em meio a concorrência, como prospectar e muitos outros assuntos valiosos para quem está iniciando ou deseja aprimorar ainda mais o seu negócio.

Live 3 (13 de outubro) – Quanto custa e como lucrar com hidroponia

Para a terceira e última live dessa quinta edição, o engenheiro agrícola André Vieira apresentou o e-book “Quanto custa e como lucrar em hidroponia”, produzido por nós da Hidrogood e que conta com grande colaboração do André. 

Esse material conta com um estudo de caso real de um de nossos clientes que, com um investimento inicial relativamente baixo, obteve um retorno financeiro em menos de 30 meses.

Esse material é uma ótima oportunidade para quem está procurando possibilidades de investimento que sejam seguras e rentáveis, ter a certeza de que a produção hidropônica é uma delas. Você pode baixar o seu gratuitamente aqui.

Durante a live, André percorreu todo o conteúdo do e-book e comentou cada detalhe. Se você deseja entender por onde começar, todos os investimentos necessários, materiais, rentabilidade, lucro e muito mais, assista a live na íntegra.

Gostou dessa 5ª edição do HG Talks? Tem alguma sugestão de tema e/ou profissional que gostaria de ver na próxima? 

Você pode conferir não só as lives dessa edição, mas também as das edições anteriores  aqui.

Nos vemos no próximo Talks!

Gostou deste artigo? Separamos alguns que certamente irão lhe interessar: