Curso de Hidroponia: Tudo o que aconteceu na última turma do ano

A última turma do ano do Curso de Hidroponia aconteceu nos dias 30/11 e 01/12 em Campinas, SP e foi um sucesso. Com carga horária de 16h, dividido em dois dias, sendo no primeiro dia a parte teórica, ministrada pelo professor Gláucio da Cruz Genuino, e no sábado a parte prática, uma visita técnica à sede da Hidroponia Horta Viva em Campinas ministrada por Ricardo Tarchiani, oferecendo aos alunos o contato prático e observação do sistema de perfil móvel em funcionamento (o mais avançado do Brasil), auxiliando a compreensão de todas as etapas de um projeto hidropônico. Sendo assim, os alunos tiveram a chance de ver na prática os assuntos abordados na parte teórica.

A parte teórica, que se iniciou às 8h da manhã e teve seu fim as 18h, foi especialmente voltado para que os alunos se familiarizassem com os conceitos básicos que envolvem o sistema de cultivo. Além disso, o professor Gláucio falou também sobre a plasticultura, os diferentes tipos de sistemas hidropônicos, formas de controle fitossanitário das principais pragas, comercialização e elaboração de um projeto hidropônico, e análise de mercado.     

Já a parte prática, que aconteceu na Hidroponia Horta Viva das 08h às 15h, os alunos tiveram a chance de conhecer a estrutura do local, como produção, tipos e evolução das estufas. Nessa visita técnica os alunos tiveram a oportunidade de ver de perto e tirar dúvidas sobre diversos assuntos como:

  • Mesa de germinação com as mudas, vacina, rega das mudas em substrato;
  • Tempo de germinação e temperatura da sala
  • Tempo do transplante para o berço e, posteriormente, para o perfil e como realizar;
  • Espaçamento dos furos nos perfis
  • Tempo na fase final da colheita e seus tipos
  • Correção da solução nutritiva, tubulação e manejo em geral
  • Projeto ideal, parte financeira e mercado

O nosso curso acontece desde 1999 e, recentemente, modernizamos o seu conteúdo, tornando assim um dos cursos mais atualizados sobre o mercado hidropônico do país, voltado a um público diversificado que vai desde pequenos produtores até empresas que tem interesse em conhecer as técnicas de hidroponia.

O que acha de fazer parte da próxima turma? Ano que vem estaremos de volta com novas turmas e, para receber em primeira mão informações, se inscreva na lista de espera aqui.

Deixe uma resposta