Hidrogood Talks: O primeiro evento online da Hidrogood

Nos dias 01, 03 e 05 de junho aconteceu o primeiro evento online e gratuito da Hidrogood, o Hidrogood Talks. Um canal criado para trocar experiências com produtores e interessados na horticultura moderna.

Nas três lives que tivemos nessa primeira edição conversamos com especialistas sobre os desafios da horticultura na atualidade. Aqui reunimos as três transmissões e contamos um pouco de como foi esse evento.

Primeira Live (03/06) – Tecnologias e técnicas de vanguarda

Na primeira live tivemos a presença do engenheiro agrônomo José Roberto Bergamo, e conversamos um pouco sobre as tecnologias e técnicas de vanguarda. 

Formado pela ESALQ, o agrônomo começou a trabalhar com hidroponia em 1999 e também já foi produtor. Hoje, trabalha como consultor aqui na Hidrogood, auxiliando diretamente os clientes não só do Brasil, mas do mundo todo.

No bate papo, Bergamo contou um pouco sobre como era a técnica hidropônica há alguns anos e como tem sido vivenciar os avanços da tecnologia nesse setor. A 20 anos atrás, por exemplo, não havia fertilizantes prontos e os produtores eram obrigados a preparar tudo. 

Um outro ponto levantado na conversa foi a diferença entre os locais onde a cultura é plantada, já que antigamente era comum usar qualquer tipo de tubos de plástico para isso. Já hoje, os chamados perfis hidropônicos são a melhor opção para o produtor. 

 

Além desses assuntos, também conversamos sobre estufas, como plantar em regiões de clima quente, dificuldades encontradas ao produzir rúcula e muito mais! 

Segunda Live (03/06) – As adaptações do mercado para o produtor

A segunda live foi com o consultor e produtor rural Ricardo Tarchiani, que também é quem ministra a parte prática do nosso Curso de Hidroponia (que está temporariamente cancelado devido ao COVID-19) em sua própria produção, a Horta Viva. 

O bate papo da vez foi sobre as adaptações do mercado para o produtor em tempos de pandemia, afinal, ele também teve que se adaptar ao estilo de vida atual.

Além disso, Ricardo também foi o primeiro produtor a utilizar o nosso Sistema HPM (Hidrogood de Perfil Móvel) e contou como esse sistema mudou a sua produção, que já existe há 8 anos.

Também conversamos sobre como as estruturas utilizadas na Horta Viva, como ele tem conduzido a sua produção hortícola em sistema hidropônico e quais desafios está enfrentando no momento.

Terceira Live (05/03) – A ascensão das fazendas urbanas em hidroponia

A terceira e última live foi com o convidado Paulo Bressiani, fundador e CEO da Fazenda Cubo, uma das primeiras fazendas urbanas (ou verticais, como são popularmente chamadas) e conversamos com ele sobre a ascensão das fazendas urbanas em hidroponia.

Paulo falou sobre como começou no ramo e seu interesse em produzir indoor, que despertou em 2013 quando começou a ver as primeiras notícias sobre fazendas indoor em outros países.

O empresário, formado em engenharia ambiental, também “nos levou” para dar uma voltinha pela câmara de cultivo da Fazenda Cubo, mostrando os tipos de cultura, como ele produz e as estruturas que utiliza.

Paulo também contou que a maior parte de seus clientes são famílias que buscam uma alimentação mais saudável, então é possível falar diretamente com eles e solicitar a lista de produtos disponíveis para compra. 

Também é possível assistir todas as lives em nossa fanpage no Facebook e em nosso IGTV no Instagram.

E você, acompanhou as lives? O que achou? Essa foi a primeira edição do Hidrogood Talks e queremos trazer muitas outras para vocês. Continuem nos acompanhando que temos muitas novidades para compartilhar com vocês, nossa família.

Compartilhe este conteúdo