A produção de mudas de hortaliças em ambiente controlado

A produção de mudas de hortaliças em ambiente controlado

Por: Dr. Gláucio da Cruz Genuino, especialista em Nutrição Mineral de plantas.

  • Uniformização da colheita

 

Para uma uniformização da colheita de, por exemplo, alface hidropônica, é recomendável a adoção de medidas de monitoramento e controle de variáveis importantes na produção de mudas destas hortaliças. Uma justificativa para a falta de padrão nos produtos hidropônicos é a baixa qualidade das mudas utilizadas. Assim, pode-se inferir que a qualidade de mudas está em função da busca do adequado equilíbrio nutricional, da ausência de enovelamento do sistema radicular, da boa formação da parte aérea, assim como da ausência de problemas fitossanitários e de um excelente controle microclimático na local de germinação (câmara de germinação).

 

 

 

 

 

 

 

  • Substratos adequados

 

Para uma semente germinar de forma adequada, faz-se necessário o uso de substratos adequados (Inertes, ausentes de patógenos e com características físicas apropriadas), associado a um apropriado manejo de irrigação (de preferência com controle por pressão positiva) e a um ambiente microclimático favorável. Por outro lado, o controle microclimático no ambiente de semeadura e formação da plântula é algo ainda não estabelecido como procedimento na produção hidropônica de hortaliças.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Qualidade da luz

 

Para que se consiga a excelência no monitoramento e controle destes fatores, o uso de tecnologia de controle de ambiente faz-se necessário. Assim, controlar a umidade relativa, a temperatura, a irradiância e a qualidade da luz (Tecnologia LED) é condição sine qua non para a obtenção de uma muda de qualidade.

 

 

 

 

 

 

 

  • Controle da temperatura

 

Práticas que possibilitem o controle de temperatura, com uso de equipamentos que garantam uma temperatura de 18 a 20 oC, umidade relativa (UR%) próximas a 80% e, principalmente, o uso de iluminação artificial apropriada são altamente recomendadas para este contexto.  Assim, a adoção de controladores de temperaturas como aquecedores em locais mais frios ou resfriadores em locais mais quentes e a umidificadores, associados a um conjunto de lâmpadas que emitam radiação em comprimento de ondas próximos ao vermelho e azul, na relação 4:1, respectivamente, são tecnologias recomendadas para a garantia de uma excelência na produção de mudas de qualidade.

 

 

Ressalta-se que a redução do custo de aquisição destes controladores ambientais tornou o cenário favorável para o investimento que visa a produção de mudas de qualidade e, a construção ou a aquisição de câmaras de germinação tornam-se uma realidade como “promessas tecnológicas” para a facilitação quanto a excelência na produção de mudas de alto padrão para a hidroponia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe este conteúdo