Conheça casos de produtores de solo que migraram para o cultivo hidropônico

 

A hidroponia não chega a ser uma novidade. Apesar de ser uma técnica milenar de produção, ainda é uma alternativa pouco utilizada, se comparada com a produção em solo. Para quem pretende ou considera investir nesta forma alternativa de cultivo, é importante ter contato com depoimentos de pessoas que já passaram por essa experiência e que obtiveram sucesso.

É o caso de Seu José Roberto, que mora a 170 quilômetros de Campo Grande – MS e que deixou a terra de lado e resolveu investir na produção hidropônica de hortaliças. Seu José acredita que, embora a técnica ainda seja pouco conhecida, a hidroponia representa o futuro do cultivo agrícola de hortaliças devido a muitas vantagens, dentre elas, um menor consumo de água e fertilizantes, qualidade superior dos alimentos, economia de mão de obra devido à automatização de parte do processo e também o fato de poder produzir durante o ano todo, sem a preocupação com as chuvas.

 

 

Seu José adverte que o maior obstáculo para investir na hidroponia é a escassez de conhecimento. Ele observa que, frequentemente, as pessoas acabam copiando o modelo de alguém, sem levar em conta suas próprias necessidades e características. Além disso, depois de montada a estrutura, muitos não sabem como proceder para iniciar e manter o processo de cultivo adequadamente.

Jorge, morador de Marechal Deodoro – PR, afirma que a participação em cursos sobre hidroponia foi fundamental para que ele obtivesse sucesso em seu empreendimento. Depois de perder toda a plantação em temporais por duas vezes, ele procurou saber um pouco mais sobre cultivo em locais protegidos e sobre a técnica hidropônica. A estrutura foi toda pensada para sua realidade, com estufa reforçada contra vendavais e bancadas ideais para sua necessidade de produção. Jorge alerta apenas para o fato de que o investimento inicial ser mais caro devido à necessidade de montar toda a estrutura para o cultivo, porém, insiste que a produção hidropônica é mais vantajosa, pois, devido às condições plenas de água, nutrientes e oxigênio, as hortaliças se desenvolvem até três vezes mais rápido do que no solo, além do cultivo ser realizado em um espaço quatro vezes menor. Além disso, ele ressalta que, por ser feito em bancadas, o cultivo hidropônico é mais higiênico e prático, visto que não há contato com a terra e não é necessário ficar abaixado por um longo período para manusear a plantação.

Sabendo das dificuldades enfrentadas pelos produtores que desejam migrar para o sistema hidropônico, a Hidrogood trabalha para oferecer soluções completas aos seus clientes. A empresa desenvolve projetos sob medida para cada perfil de produtor, além de contar com uma linha completa de produtos e assistência no pré e no pós-venda.

 

EXCLUSIVIDADES HIDROGOOD

Assumindo um papel de formador de conhecimento e disseminadora de informações sobre hidroponia no Brasil e no mundo, a Hidrogood investe na realização de seminários, reuniões e cursos especializados, reforçando seu comprometimento em estar sempre atualizada com a evolução de novas tecnologias para melhorar a qualidade de produção de seus clientes. Além disso, a empresa oferece também formas de pagamento e soluções flexíveis, adaptadas ao porte do plantio, para tornar viável que novos produtores possam migrar para o sistema hidropônico e para que, assim como os casos citados, seus clientes possam obter sucesso nesse processo.

 

ASSISTA NOSSO VÍDEO INSTITUCIONAL

 

Compartilhe este conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *