O que é espuma fenólica e como se utiliza?

O que é substrato?

Substrato é todo produto usado como meio de crescimento para plantas.

Suas principais características são: a esterilidade do material, a praticidade de uso e a higiene. É um substrato inerte, e, portanto, não interfere na absorção de nutrientes pelas plantas. Além disso, é um ótimo meio de sustentação, facilita o transporte de mudas, devido as suas características de esterilidade e proteção do sistema radicular contra danos físicos, mantendo a umidade necessária para as plantas no período de transporte.

O que é Espuma Fenólica?

É um substrato estéril, criado à base de resina fenólica, livre de fungos e bactérias e utilizado no enraizamento de mudas. Oferece boa retenção de água e aeração fundamentais para o desenvolvimento saudável das raízes.

Na Hidrogood utilizamos a espuma fenólica que garante a produção de mudas de maneira higiênica e com economia de mão-de-obra.

Os diversos tamanhos das células são preparados, sobretudo para a propagação de mudas por semeadura ou estaquia, proporcionando ótimas condições para a germinação de sementes e enraizamento de estacas, dando a opção para o cliente na escolha do tamanho da célula para as diversas finalidades.

A fase inicial de formação de mudas, também chamada de maternidade é geralmente feita em local separado e normalmente ocupando pouco espaço.

Para este fim, a Hidrogood desenvolveu a mesa de germinação de 1,80m x 1,15m, totalmente em plástico, com sistema de sub-irrigação.

As mudas podem ser formadas em vários substratos como vermiculita, lã de rocha, fibra de coco, perlita, etc. e novos substratos são criados todos os dias. Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens. Recomendamos atualmente a espuma fenólica por ser mais prática e higiênica, prover um bom apoio para a muda pequena e ser altamente higroscópica (alta absorção de água), o que propicia a manutenção ideal da umidade nas raízes.

A espuma fenólica é adquirida em placas com diversos tamanhos, sendo cada célula utilizada para a formação de uma muda.

Vantagens da utilização da Espuma Fenólica

  • Prático: fácil manuseio e transporte
  • Higiênico: não deixa qualquer resíduo
  • Econômico: não necessita de grandes espaços para a germinação
  • Estéril: livre de contaminação por fungos e bactérias
  • Inerte: a nutrição da planta não sofre interferências
  • Versátil: possibilidade de diferentes manejos tanto de água como de nutrientes

Procedimento para a utilização da Espuma Fenólica

  1. Coloque em uma bandeja ou similar e lave a espuma abundantemente em água corrente para retirar todos os resíduos de fabricação.
  2. Faça um furo com lápis, prego, ou melhor ainda, compre uma seringa descartável de 2 ml e corte a ponta metálica de forma que reste apenas 1 cm da agulha. Faça um furo em cada célula e coloque uma semente (ou mais, dependendo do cultivar) no meio do quadradinho até, mais ou menos, a metade da altura da espuma (com a seringa, até que encoste embaixo) e coloque a semente até que encoste no fundo do buraco. Dê preferência às sementes peletizadas, pois são mais fáceis de manusear.
  3. Deixe a placa em local sombreado e mantenha a espuma úmida com água pura até o aparecimento das primeiras folhinhas (cerca de 48 horas), pode-se utilizar um spray manual. Uma vez molhada a espuma, nunca deixe de mantê-la úmida, pois se chegar a secar não reabsorverá a água tão bem.
  4. Quando iniciar a germinação, retire da sombra e coloque ao sol. Em épocas de intensa insolação, faça uma pequena proteção com tela na hora mais quente do dia. Cuidado para que não falte sol, pois a planta com pouco sol “estiola”, ou seja, se estica procurando o sol (é chamado efeito fototrópico). Continue a manter a espuma úmida apenas com água pura para evitar o aparecimento de algas.
  5. Após o aparecimento da segunda folhinha – o que se dá em cerca de 7 a 10 dias -, a muda pode ser transplantada para o berçário ou pré-crescimento. Não deixamos mais tempo, pois a partir daí a planta esgotou suas reservas e vai precisar de nutrição.

Related Post

Compartilhe este conteúdo