Porque a Hidrogood fabrica seus produtos com polipropileno?

Plásticos são extensivamente usados no cultivo hidropônico e, como se suspeita que alguns deles possam apresentar compostos químicos nocivos à saúde, é preciso fazer uma análise criteriosa destes produtos antes de decidir qual tipo utilizar em seu empreendimento e produção agrícola. Outros aspectos que também devem ser avaliados são, por exemplo, a durabilidade e as características próprias do material que podem se tornar uma vantagem quando aplicado na hidroponia.

Dentre os plásticos utilizados em soluções hidropônicas, o polipropileno (PP) chama a atenção. Ele é um plástico muito presente no nosso dia a dia visto que é utilizado como matéria-prima de embalagens de alimentos como margarina, iogurtes, frascos de ketchup, etc. e, por ser resistente a ações químicas, também é utilizado em tubulações de indústrias químicas e farmacêuticas. Além disso, devido a sua resistência e durabilidade, o PP é usado na produção de cadeiras de estádio e parte interna de automóveis. Este tipo de plástico é classificado como seguro e adequado para o uso em alimentos, jardinagem e hidroponia, uma vez que não libera nenhuma substância química danosa à saúde.

 

Devido à crescente preocupação com a preservação do planeta e à pressões de organizações como o Greenpeace, empresas de todo o mundo que utilizam plástico em seus produtos vêm buscando, cada vez mais, soluções menos danosas ao meio ambiente.  Em escala elaborada pelo Greenpeace, o PP aparece entre os plásticos considerados de menor impacto ao meio ambiente, enquanto outros plásticos, como o PVC, são considerados pela organização os mais poluentes.

O PP apresenta, ainda, outras vantagens quando comparado com outros plásticos populares no mercado de produtos para hidroponia. Devido a sua composição, ele é mais resistente ao calor, o que significa que suporta maiores temperaturas e por mais tempo sem se degradar. Por ser um bom isolante térmico, o PP é ideal para canal de condução de água na hidroponia, uma vez que mantém a temperatura interna sem grandes oscilações.

O custo-benefício que o PP apresenta é excelente, pois ele possui maior durabilidade, proporciona melhores condições para o cultivo hidropônico e gera menor impacto ambiental, o que confere aos consumidores um excelente investimento. Além disso, disponibilizamos formas de pagamento flexíveis, além de linhas de crédito exclusivas.

 

 

Com o crescente aumento da hidroponia, aumenta também a pressão para que órgãos como a ANVISA normatize este tipo de atividade. Com a normatização, espera-se que plásticos danosos ao meio ambiente e que ofereçam suspeitas de risco à saúde sejam gradativamente substituídos por soluções como o PP, que é totalmente reciclável, atóxico e causa menor impacto ambiental, então o produtor que já visa investimento seguro e de longo prazo é importante zelar por produtos que já estão de acordo com normativas internacionais que possam vir a ser aplicadas ao Brasil.

Percebendo essas vantagens, a Hidrogood fabrica seus perfis hidropônicos usando o plástico polipropileno, pois, além de todas as vantagens já citadas, ele é mais fácil de limpar, mais leve e proporciona as condições ideais para receber as raízes das plantas cultivadas sob hidroponia.

 


 

 

Compartilhe este conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *