O Avanço Tecnológico no Agro: Como o trabalho no campo mudou nas últimas décadas
Em 50 anos, o setor agropecuário só cresce, gerando mais de um PIB de mais de R$ 2 trilhões no Brasil em 2020. Mas nem sempre foi assim: o campo já enfrentou muita escassez. O avanço tecnológico no Agro é um dos principais instrumentos que revolucionou a atividade
Desde a década de 1970, o mercado de trabalho brasileiro vem sofrendo intensas transformações – e no campo não foi diferente.
Foi durante a Ditadura Militar, no governo de Costa e Silva (1967-1969), que o Agro passou a ser visto como um setor estratégico e novos investimentos na área surgiram. Foram instituídas políticas específicas para aumentar a produção e a produtividade agrícolas, incluindo investimentos públicos em pesquisa e desenvolvimento, extensão rural e crédito farto.
Desde então, a mecanização do campo e a presença de tecnologia só cresce!
Entre 1975 e 2017, a produção de grãos, que era de 38 milhões de toneladas, cresceu mais de seis vezes, atingindo 236 milhões, enquanto a área plantada apenas dobrou, segundo dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).
Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), entre o período de 1975 a 2015, o valor bruto da produção agrícola brasileira cresceu em 59% graças ao avanço tecnológico.
Mas como e quais tecnologias estão colaborando para esse crescimento da agricultura?
A aplicação tecnológica garante mais praticidade devido ao aumento da automação, reduzindo os esforços físicos e fornecendo informações mais precisas.
Com dados mais exatos, o monitoramento dos resultados da produção é bastante facilitado, colaborando para o sucesso.
Além disso, os sistemas tecnológicos evitam o desperdício, por meio de equipamentos automatizados e projetos inteligentes.
Com todas essas características oferecendo maior controle, há um significativo aumento na produtividade, com um melhor gerenciamento de todas as etapas e otimização do tempo.
Entre as principais soluções tecnológicas utilizadas no campo estão:
-
Pesquisa e conhecimento científico
Pesquisa e desenvolvimento da ciência colabora em todas as áreas: desde sementes com mais qualidade, melhores compostos para nutrientes, novas técnicas de adubação e cultivo.
As universidades e empresas privadas são os principais agentes responsáveis pelo desenvolvimento de conhecimento que estão colaborando com o crescimento do Agro.
-
Softwares e apps
Muitos aplicativos e programas auxiliam a rotina de produtores, com a execução de diversas funções: mapeamento de áreas, controle de máquinas, medição de nutrientes, fornecimento de informações sobre pragas e sobre o clima, estudo de solo, entre outros
-
Monitoramento por meio de drones e GPS
Drones e GPS colaboram para a coleta de dados da produção.
Os drones ainda possibilitam a aplicação de insumos e contam com um valor bem mais acessível que as aeronaves tradicionais.
Enquanto isso, a tecnologia do GPS, garante precisão e facilita a medição de cada área, ajudando no mapeamento do solo e também no uso correto da água e da terra.
-
Maquinário
As máquinas já estão presentes no setor há algum tempo e colaboram para uma rotina facilitada, auxiliando em uma maior produtividade, precisão e agilidade de todas as atividades.
-
Estruturas de cultivo
Há vários projetos inteligentes, com técnicas extremamente eficientes que vão além do cultivo tradicional de solo e reduzem os esforços físicos – que um dia foram muito característicos da atividade agrícola. Essas estruturas são produzidas com materiais resistentes, atóxicos para alimentos e que colaboram para um melhor desenvolvimento metabólico das plantas.
Neste cenário de expansão da tecnologia na agricultura, nasceu a Hidrogood, que desde 1996 investe no desenvolvimento de tecnologia destinada à produção hortícola.
Com o objetivo de auxiliar nas principais demandas de produtores rurais e otimizar a sua produção, os esforços estão voltados em pesquisa e fabricação de com soluções, que vão desde o projeto até a produção final, e com produtos de qualidade com foco em o cultivo protegido, cultivo em substrato, manejo nutricional e hidroponia.
Todos os produtos Hidrogood são resultados de um intenso estudo a partir de parcerias com universidades e órgãos de pesquisa do Brasil e do Exterior.
Conheça nossos quatro pilares principais: Hidroponia, Cultivo em Substrato, Estufas Agrícolas e Fertilizantes.
Caso você tenha interesse em buscar soluções tecnológicas para obter mais eficiência e otimização da sua produção, a Hidrogood pode te ajudar, com projetos personalizados para cada necessidade e sem qualquer custo!
Quer saber mais sobre agronegócio e tecnologia? Separamos outros artigos que podem te interessar: