Semana da Irrigação: tecnologia para a produção em substrato
A Semana da Irrigação na HG aconteceu de segunda (31/10) a sexta (3/11), uma semana dedicada a mostrar a nova tecnologia desenvolvida para o cultivo através da fertirrigação em substrato e como ela pode aumentar a produtividade, além de reduzir custos operacionais.
No vídeo abaixo, o nosso fundador, Carlos Orlandi, explica um pouco sobre essa nova tecnologia:
O que são as Calhas para Substrato da HG?
As calhas são suportes para o substrato (a granel ou em outros suportes já utilizados, como vasos e slabs), desenvolvidas em polipropileno – material ideal para cultivo de alimentos, atóxico e de alta durabilidade –, com um fundo falso cuja principal finalidade é o recolhimento do excesso da solução nutritiva que percola pelo substrato (drenado).
Por que é importante recolher o drenado?
Há vários benefícios no recolhimento do drenado, começando pelo fato de que, sem a calha, esse drenado iria para o solo da estufa, o que causa uma série de ameaças ao cultivo e ao meio ambiente.
Ambiente adequado para o cultivo
A umidade que se forma no chão desequilibra o microclima da estufa e favorece a proliferação de patógenos e doenças, estes que podem acabar com todo o cultivo rapidamente, gerando perdas catastróficas para o produtor.
Responsabilidade ambiental
Além disso, os fertilizantes que se infiltram no solo e são desperdiçados (o que já é um prejuízo de recursos e investimentos), contaminam o solo e podem contaminar lençóis freáticos, uma ameaça enorme ao meio ambiente. Através desse recolhimento é possível realizar o descarte adequado do drenado, uma responsabilidade ambiental do produtor.
Como as calhas aumentam a produtividade?
Não só minimizar perdas é um benefício das calhas, elas também diminuem o custo de produção e elevam a produtividade, o que gera mais lucros. Como?
Dinheiro que escorre para o solo
Já calculou quanto de dinheiro se perde com a água e os fertilizantes que escorrem pelo solo e nunca mais são recuperados? Pois faça as contas. Com o recolhimento desse drenado, a água e os fertilizantes são retornados a um tanque e, através do tratamento com ozônio, são devolvidos ao sistema, com zero perda destes valiosos recursos.
Controle nutricional e melhor desenvolvimento das plantas
Depois que o drenado é recolhido e enviado ao reservatório, é possível realizar a medição de índices fundamentais para um bom desenvolvimento das plantas: Condutividade elétrica (CE ou EC), e pH.
A medição da condutividade nos permite saber exatamente quanto de fertilizante foi ingerido pela planta – ou seja, se estão comendo “bem” ou não –, e mudanças bruscas no pH indicam a entrada de patógenos no sistema – como o pythium, por exemplo, fungo temido por produtores, que acaba rapidamente com cultivos inteiros.
Dessa forma, é muito mais fácil diagnosticar problemas no cultivo e melhorar o manejo nutricional, criando as condições ideias para que as plantas tenham um melhor desenvolvimento, cresçam mais e mais rapidamente, aumentando a produtividade e, consequentemente, dos lucros da produção.
Quais os tipos de calhas? Elas atendem ao meu cultivo?
As calhas podem ser utilizadas em praticamente todos os cultivos em substrato, logo em todas as culturas que se utilizam dessa técnica (como morango, tomate, pepino, pimentão, hortaliças, flores, etc.). Como mostra o vídeo, temos 4 tipos de calhas, desenvolvidas para atender às diversas preferências dos produtores:
Produção em slab
Para aqueles que utilizam o slab, a HG desenvolveu a Calha Universal, um suporte onde o slab se apoia perfeitamente. Através de furos na parte de baixo do slab, o drenado escorre para o fundo falso da calha e é recolhido para o reservatório.
Produção em vaso
Se você utiliza vasos em sua produção, não precisa abandonar o acessório. Assim como no slab, a Calha Universal também pode ser usada para suporte do vaso, com o espaçamento que você desejar. A HG ainda desenvolveu a Calha Vaso, que possui um encaixe perfeito para o vaso, recolhendo igualmente o drenado através de seu fundo falso.
Produção sem vasos ou slab
Caso você não trabalha com os suportes citados anteriormente, não há problema algum! A HG desenvolveu a Calha A22 para suporte do substrato a granel, ou seja, você deposita o substrato diretamente na calha, sem necessitar de qualquer outro acessório. O nome se dá pois cada metro de calha comporta até 22L (litros) de volume de substrato.
O que eu preciso para utilizar as calhas?
Como mostrado, você não precisa mudar nada na sua produção para implementar as calhas: se utiliza vasos, slab ou se não utiliza acessórios, pode continuar produzindo da mesma forma que você já está acostumado.
Para que o recolhimento funcione de maneira ideal, é necessário que haja uma pequena inclinação, de forma que o drenado escorra do começo da produção até o perfil de recolhimento no final da estufa pela própria ação da gravidade. Dessa forma, caso o solo da estufa não possua nenhuma inclinação, é possível utilizar pés metálicos para o ajuste dessa inclinação, sem precisar realizar qualquer alteração no terreno. Caso já tenha uma certa inclinação (1% já basta), as calhas podem ser apoiadas diretamente no chão, sem problema algum.
Como você pôde ver, as calhas podem ser implementadas muito facilmente em seu cultivo, e as vantagens são extremamente satisfatórias para o produtor, diminuindo custos e aumentando lucros, além de uma estufa muito mais limpa (na aparência e na higiene) e plantas mais desenvolvidas e saudáveis.
Logicamente, que há custos para a implantação, mas o investimento é pago rapidamente pela diferença de produção e pela prevenção de perdas. Fale agora mesmo com nossos especialistas para entender melhor estes números.
A HG desenvolve seu projeto de calhas de maneira totalmente gratuita e sem compromisso, para que você possa estudar a viabilidade financeira para o seu negócio. Não perca mais tempo ou dinheiro, entre agora mesmo em contato conosco, modernize sua produção e deixe a tecnologia HG te ajudar a produzir mais e melhor!