Hidrogood News: vantagens do uso de aminoácidos em hidroponia
Conceitualmente, os aminoácidos são sintetizados pelas hortaliças para serem utilizados em seus processos de crescimento e desenvolvimento. Sendo que para a síntese, as plantas gastam uma grande quantidade de energia significativa para a disponibilização interna destas moléculas. Em função disto este Hidrogood News tem por objetivo demonstrar a importância quanto ao uso de aminoácidos comerciais na hidroponia para diversas hortaliças e em vários momentos de seu ciclo produtivo.
Os aminoácidos caracterizam-se por diversas funções, tais como: síntese de proteínas, síntese de compostos intermediários dos hormônios, efeitos quelantes em nutrientes e além de induzirem maior resistência ao estresse hídrico e à altas temperaturas e a uma maior resistência ao ataque de pragas e doenças.
Por serem ativadores de enzimas e de compostos capazes de promover tolerância a estresse, estas moléculas são conhecidas por seu poder antiestressantes. Além disso, apresentam grande permeabilidade na cutícula, o que facilita a sua aplicação via pulverização foliar (método mais utilizado para disponibilização às plantas hidropônicas).
Também se destacam por apresentarem interação com a nutrição das plantas, aumentando a eficiência na absorção, transporte e assimilação dos nutrientes tanto em sistemas NFT como em substrato. Um ponto de destaque é a quelatização de minerais com aminoácidos disponibilizados via solução nutritiva, o que favorece a maior penetração e maior velocidade de Fe, Cu, Mn e Zn nas raízes.
Sendo assim, o uso de quelatos formados por cátions+aminoácidos aumentam a capacidade de circulação de nutrientes pelas membranas, culminando em um importante componente da nutrição das plantas, a translocação de nutrientes pouco móveis pelos vasos do floema, como por exemplo, a junção Ca +Aminoácidos para se evitar o tip burn.
Podem ser aplicados de forma isolada ou associada a outros produtos como fertilizantes foliares assim como na solução nutritiva. Contudo, as melhores respostas dos aminoácidos têm sido em condições de estresses bióticos, como relacionados ao ataque de pragas e doenças, e abióticos, como desordens nutricionais (Ca e B), climáticas, deficiências hídricas ou estresses relacionados à aplicação de defensivos.
Sendo as condições de estresses ambientais, o uso destes produtos apresenta-se como os mais indicados devido aos resultados significativos no controle de: deficiências nutricionais, desequilíbrios hídricos, baixa temperatura, além do ataque de pragas e doenças.
Em função disto, as possibilidades de uso de produtos que apresentem aminoácidos nas formulações são variadas, indicadas e altamente promissoras. É importante ainda considerar para a aquisição e aplicação informações tais como: a composição do produto comercial em termos de aminoácidos e o objetivo da aplicação conforme abordado anteriormente.
Quanto à época de uso, os aminoácidos são recomendados para a aplicação foliar ou em solução nutritiva desde formação de mudas, até fase de crescimento vegetativo (para hortaliças folhosas) e na formação de flor e fruto (para hortaliças de fruto).
Assim, o uso de aminoácidos é uma realidade em hidroponia, por suas vantagens em favorecer a absorção de nutrientes, aumentar a resistência e tolerância a condições de estresses bióticos e abióticos, promover e padronizar a maturação dos frutos, além de fornecer significativos em produção e produtividade.
Espero que tenhas gostado da leitura e até a próxima edição!!!