HG News: Holambra e sua história de sucesso no empreendedorismo agrícola
O Primeiro Hidrogood News de 2023 tem por objetivo destacar o acolhimento de um local que representa a força da Horticultura no Brasil. E não poderíamos deixar de destacar a belíssima história desta cidade que acolhe a Hidrogood. Assim, vamos conhecer um pouco da história de Holambra?
Holambra, palavra que teve por origem a junção de Holanda com Brasil, tem em seus primórdios de formação a vinda de imigrantes holandeses para a fazenda Ribeirão no ano de 1948, fundando assim, a colônia Holambra I e a Cooperativa Agropecuária Holambra, inicialmente, com a ideia de produzir leite e seus derivados.
Entretanto, a produção de leite e laticínios não foi tão bem-sucedida como se almejava. Fato este, que ocorreu devido às dificuldades do estabelecimento inicial do gado holandês: tanto pelos percalços ocasionados na saúde animal, em função da longa viagem entre os países, quanto pela presença deletéria da febre aftosa e de demais doenças que não permitiam ao ganho produtivo animal.
Em função destas dificuldades, parte dos colonos holandeses migraram para regiões sul do Brasil, e parte dos imigrantes retornaram à Holanda.
Diante deste cenário, pessoas e entidades envolvidas no desenvolvimento regional identificaram que para um melhor processo de fixação regional dos imigrantes, teria que se ter como foco a diversificação de atividades agrícolas, como tarefa mais promissora e com o trabalho conjunto entre brasileiros e holandeses, a ideia prosperou.
Assim, em 1951 um grupo de imigrantes holandeses, contando com especialistas nas culturas selecionadas, começaram o processo de formação de Holambra. Foram todos orientados para a produção de colheitas alternativas e a diversificação cultural.
Destaca-se que entre 1958 e 1965, a produção de gladíolos, se destacou como atividade agrícola promissora como geradora de renda e qualidade de vida.
Já em 1991 e após a organização comunitária, Holambra se municipalizou, e consequentemente, se desvinculou de Jaguariúna.
No cenário atual, Holambra possui uma população com cerca de 15.700 habitantes, e configura-se no cenário nacional e internacional como um polo de cultivo de flores ornamentais.
Segundo o IBGE, Holambra detêm 3.114 hectares (ha), sendo 1.921 pertencentes a produtores individuais. A área estimada exclusivamente para o cultivo ornamental, é de 671 hectares, entretanto, Holambra também produz abacate, goiaba, laranja, limão, tangerina, bergamota, mexerica, palmito, cana de açúcar, soja, milho, feijão, milho e sorgo forrageiro.
Já na parte da produção animal, têm-se: bovinos e bubalinos, equinos, caprinos, ovinos, suínos e galináceos. É importante ressaltar que Holambra possui uma alta taxa de escolarização, com 98.8 % dos jovens entre 6 a 14 anos frequentando a escola, além de possuir um IDH de 0,793, com uma arborização de 90,8%, se destacando assim como uma cidade extremamente arborizada.
Assim, ao se analisar estes aspectos, pode-se afirmar que o sonho preconizado em 1948 se tornou uma realidade em Holambra. Outro ponto de suma importância, a se destacar, é a presença das principais empresas no setor de horticultura e produção em cultivo protegido em Holambra, e como não haveria de ser diferente a Hidrogood agora faz parte dessa história.