HG Talks: Prefeitura de Barueri se alinha aos ODS da ONU com o auxílio da hidroponia
No dia 15 de novembro, às 19h, entusiastas e profissionais do setor agrícola se reuniram virtualmente para participar do HG Talks, um evento gratuito promovido pela HG Academy. Esse encontro, que oferece insights para produtores rurais e empreendedores agrícolas, contou com a presença de Valéria Fugii, coordenadora do projeto “Horta da Gente”, como destaque especial. Fugii compartilhou conhecimentos sobre o uso da hidroponia, técnica que visa cultivar alimentos de forma mais eficiente e sustentável, contribuindo para combater a fome e promover uma alimentação saudável.
Num contexto global consciente dos impactos ambientais e da necessidade de segurança alimentar, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU assumem um papel crucial. Um exemplo concreto é o Programa ReNascer, iniciativa lançada em 2018 pela Cáritas – Casa São Francisco de Assis, que tem transformado a vida de ex-moradores de rua. A produção de verduras e legumes por bolsistas do ReNascer é distribuída pela Sads às famílias vulneráveis, complementando suas cestas básicas. Em troca, essas famílias contribuem com material reciclável para a Cooperyara, cooperativa que sustenta dezenas de famílias por meio da separação e comercialização desses materiais.
A introdução da hidroponia na Horta da Gente, projeto desenvolvido pela Hidrogood e inaugurado em outubro de 2022, é um marco relevante. Essa técnica de cultivo sem solo utiliza água e soluções nutritivas para as plantas, promovendo economia de água e solo, resgate de materiais recicláveis e colheita precoce, além de eliminar o uso de agrotóxicos e ervas daninhas.
Inicialmente, o cultivo era feito somente no solo, e em outubro foi concluído o projeto de ampliação da produção com estufa agrícola e bancadas de cultivo hidropônico em Sistema HPM com capacidade de produzir até 27 mil mudas, implementados pela Hidrogood, inclusive a capacitação técnica, treinamento e assessoria da equipe responsável pela operação na produção. Dessa forma, o processo foi modernizado, utilizando-se uma tecnologia de cultivo de hortaliças com alta qualidade, contribuindo com a economia de água e mantendo a produção livre de agrotóxicos.
Para saber mais detalhes sobre o projeto desenvolvido pela Hidrogood para a Horta da Gente, leia o artigo completo disponível aqui
A adesão da Prefeitura de Barueri à hidroponia representa um avanço alinhado aos ODS da ONU, especialmente ao ODS 2, buscando soluções inovadoras para a agricultura sustentável e a segurança alimentar local. A presença de Valéria Fugii e Carlos Orlandi Filho, Diretor de Marketing da Hidrogood, no HG Talks reforçou esses avanços, assim como a interatividade com a audiência, que permitiu interações.
Gostou desta sexta edição do HGTalks? Tem alguma sugestão de tema e/ou profissional que gostaria de ver na próxima? Lembrando que tanto as lives dessa edição quanto das anteriores estão disponíveis aqui.
Nos acompanhe também nas redes sociais para ficar por dentro de tudo:
Youtube: www.youtube.com/c/Hidrogoodvideos
Facebook: www.facebook.com/hidrogood
Instagram: www.instagram.com/hidrogood