Projeto social em Barueri utiliza hidroponia NFT da Hidrogood
O Fundo Social de Solidariedade Estrela Guia, em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads) da Prefeitura de Barueri, criou um projeto visionário e transformador, chamado “Horta da Gente“, atendendo à centenas de famílias em situação de vulnerabilidade, levando cestas com alimentos orgânicos variados (hortaliças e legumes), que são cultivados sem o uso de agrotóxicos, garantindo a qualidade dos vegetais.
O projeto começou no segundo semestre de 2021 e até setembro deste ano já havia atendido 765 famílias, com o cultivo de alimentos como abobrinha, berinjela, cenoura, beterraba, rabanete, alface, ervas, alface mimosa, alface americana, rúcula, coentro, salsa, cebolinha, manjericão, couve, rúcula, dentre outros vegetais orgânicos. O projeto ainda capacita pessoas que estavam em situação de rua, para trabalharem no cultivo, desde o plantio até a colheita, criando ainda novas oportunidades de trabalho.
Inicialmente, o cultivo era feito somente no solo, e em outubro foi concluído o projeto de ampliação da produção com estufa agrícola e bancadas de cultivo hidropônico em Sistema HPM com capacidade de produzir até 27 mil mudas, implementados pela Hidrogood, inclusive a capacitação técnica, treinamento e assessoria da equipe responsável pela operação na produção. Dessa forma, o processo foi modernizado, utilizando-se uma tecnologia de cultivo de hortaliças com alta qualidade, contribuindo com a economia de água e mantendo a produção livre de agrotóxicos.
Aproveitamento da água da chuva
A irrigação da hidroponia é realizada 100% com a água da chuva captada. Isso porque no local foi construído um sistema de captação com capacidade de armazenar 28 mil litros de água da chuva.
Desperdício zero
Além do aproveitamento da água da chuva, a cada colheita é feita a troca da solução nutritiva, porém, ela não é descartada, mas reutilizada para adubação foliar na horta convencional, contribuindo com a nutrição das plantas.
Trabalho e capacitação
Dentro do projeto Horta da Gente, 27 bolsistas do programa Renascer (que atende pessoas que viveram em situação de rua e foram abrigadas na Cáritas – Casa São Francisco de Assis) atuam com a mão de obra e também recebem capacitação para o manejo desse sistema moderno de cultivo.
“É uma forma de agregar conhecimento. Aprendi novas técnicas e com certeza vai abrir muitas portas para mim e posso trabalhar com isso também”, comenta Cristian José da Silva Prado, de 50 anos, no projeto há mais de um ano.
A Hidrogood parabeniza a Prefeitura de Barueri pela iniciativa, agradece a oportunidade de implementar um projeto de alta qualidade, e incentiva para que outras prefeituras façam o mesmo, não somente pela difusão da tecnologia, mas principalmente pelo bom uso dela para o fornecimento de alimento e capacitação profissional a tantas famílias em situação de vulnerabilidade. Nos colocamos à disposição para quaisquer pessoas que queiram saber mais sobre o projeto e formas de implementá-lo em sua cidade.