Variáveis microclimáticas no cultivo hidropônico
O Microclima pode ser definido como uma condição que difere do clima local. Esta diferenciação pode ser através da influência da vegetação, como por exemplo, a sensação de caminhar em uma mata ciliar e fora dela. Nestes ambientes vivenciamos diferentes temperaturas, umidades, além da presença de diferentes velocidades de vento e radiação solar.
Um vale, por exemplo, pode favorecer a menores temperaturas em determinadas épocas do ano; assim, quaisquer situações que alterem temperaturas, umidade, vento, luminosidade podem ser consideradas variáveis que possuem a característica de alterar uma determinada condição climática local ou regional.
É importante ressaltar que tais variações podem ser observadas até mesmo em uma determinada área de estufas, pois o posicionamento de um bloco de estufa em função do trajeto do sol pode criar áreas mais sombreadas que outras, assim como a largura de um bloco de estufas pode favorecer a diferentes velocidades e distribuição de vento e umidade.
Neste contexto, este Hidrogood News tem por objetivo destacar a importância tanto do conhecimento quanto do monitoramento das variáveis microclimáticas.
A busca de temperaturas adequadas ao crescimento das plantas em regiões tropicais é itinerante e, o grande desafio dos produtores de hortaliças hidropônicas. Além das temperaturas médias, máximas e mínimas, a UR% é um fator determinante para a produção agrícola em estufas de cultivo. Temperaturas próximas aos 25oC e UR% próximas à 70% são condições ideais para a grande maioria das plantas cultivadas.
Sendo os gradientes diários e anuais de temperatura, quando associados a UR% garantidores de regiões de cultivo de hortaliças (cinturões verdes); tal associação denomina-se, de certa forma, de zoneamento climático.
Por outro lado, o melhoramento genético associado às técnicas e tecnologias no cultivo hidropônico vem garantindo a produção de hortaliças em distintas partes do Brasil.
Em função disto, monitorar o microclima na hidroponia é um fator diferencial para a obtenção de ganhos produtivos.
Ao se monitorar o microclima, criam-se dados que permitem a tomada de decisão para uma melhor adequação do microclima na área produtiva, com a adoção de técnicas e tecnologias eficazes para o controle de temperatura, umidade e radiação solar, para que a partir deste controle cria-se condições que propiciem a um adequado desenvolvimento das plantas hortícolas.
Especificamente, o fator temperatura tem impacto significativo na produção hidropônica. Sendo que o seu excesso está em função da conversão de energia radiante. Por isso que o uso de técnicas que minimizem os efeitos de altas temperaturas torna-se fundamental para a hidroponia.
Estas técnicas baseiam-se em troca de calor, seja por ventilação natural ou força, seja pelo uso da nebulização para resfriamento da área de cultivo ou através do uso de telas reflexivas objetivando reduzir a conversão da radiação solar em calor dentro do ambiente de cultivo protegido.
Por outro lado, ao avaliarmos especificamente o sistema NFT, os perfis de cultivo são responsáveis pela adequação de um microclima propício ao crescimento das raízes. Assim, o uso de perfis hidropônicos com tecnologia para reduzir o aquecimento na rizosfera, tais como os perfis coextrusados, garante a um menor aquecimento da solução nutritiva, em função da redução do impacto da radiação solar na superfície destes perfis e, consequentemente, de seu aquecimento.
O arranjo estrutural da superfície formada pelos perfis também é importante na hidroponia; em função disto, a tecnologia HPM desenvolvida pela Hidrogood vem se destacando como uma solução microclimática importante neste sentido.
Ë plausível afirmar que a adequação do microclima em associação a um melhor manejo nutricional e ao uso de genética adequada à uma região produtiva é o melhor caminho para a garantia de produtividades esperadas na hidroponia
Desta forma, avaliar o microclima de sua hidroponia servirá de base para a melhor escolha de manejo a ser adotado e, essa escolha definirá o sucesso em um cultivo hidropônico.
Esperamos que 2024 seja repleto de realizações pessoais e profissionais a todos os leitores do Hidrogood News.
Nos acompanhe também nas redes sociais para ficar por dentro de tudo:
Youtube: www.youtube.com/c/Hidrogoodvideos
Facebook: www.facebook.com/hidrogood
Instagram: www.instagram.com/hidrogood