PRODUÇÃO DE MUDAS DE HORTALIÇAS EM AMBIENTE CONTROLADO
A qualidade das mudas tem impacto direto na uniformização da colheita, na produtividade e no padrão final do produto. Um bom início garante plantas saudáveis, vigorosas e resistentes durante todo o ciclo de cultivo.
Investir em um ambiente controlado e adotar medidas precisas de manejo não apenas melhoram a eficiência, mas também garantem um produto final mais competitivo no mercado. Confira a seguir as melhores estratégias para obter mudas de alta qualidade e elevar o padrão da sua produção hidropônica.
Nutrição das mudas
Para garantir o desenvolvimento saudável das mudas, é essencial fornecer uma solução nutritiva balanceada. Sendo os macronutrientes essenciais (Nitrogênio (N), Fósforo (P), Potássio (K), Cálcio (Ca), Magnésio (Mg) e Enxofre (S). Por exemplo, mudas de alface geralmente requerem 160 a 180 ppm de N e 180 a 200 ppm de K. Já para os micronutrientes, é preciso garantir a presença de Ferro (Fe), Zinco (Zn), Manganês (Mn), Boro (B), Molibdênio (Mo) e Cobre (Cu) e níquel (Ni). A deficiência de ferro pode causar clorose nas folhas jovens, comprometendo o desenvolvimento da muda. Outro fator importante é o monitoramento de pH e Condutividade Elétrica (CE), manter o pH entre 5,5 e 6,5 e a CE ideal para sua muda, garante a absorção eficiente dos nutrientes.
Uniformização da colheita
Para uma uniformização da colheita de, por exemplo, alface hidropônica, é recomendável a adoção de medidas de monitoramento e controle de variáveis importantes na produção de mudas destas hortaliças. Uma justificativa para a falta de padrão nos produtos hidropônicos é a baixa qualidade das mudas utilizadas. Assim, pode-se inferir que a qualidade de mudas está em função da busca do adequado equilíbrio nutricional, da ausência de enovelamento do sistema radicular, da boa formação da parte aérea, assim como da ausência de problemas fitossanitários e de um excelente controle microclimático na local de germinação (câmara de germinação).
Substratos adequados
Para uma semente germinar de forma adequada, faz-se necessário o uso de substratos adequados (Inertes, ausentes de patógenos e com características físicas apropriadas), associado a um apropriado manejo de irrigação (de preferência com controle por pressão positiva) e a um ambiente microclimático favorável.Hoje o mais recomendável para uso em hidroponia de folhosas é o uso da espuma fenólica. Por outro lado, o controle microclimático no ambiente de semeadura e formação da plântula é algo ainda não estabelecido como procedimento na produção hidropônica de hortaliças.
Prevenção de doenças
A prevenção de doenças é essencial para garantir mudas saudáveis. Algumas práticas recomendadas incluem:
- Desinfecção de substratos e equipamentos: Utilizar dióxido de cloro ou peróxido de hidrogênio para desinfetar bandejas e câmaras de germinação.
- Controle da umidade: Manter a umidade relativa em torno de 80% para evitar o excesso de umidade que favorece doenças como Pythium e Rizoctonia.
- Ventilação adequada: Garantir circulação constante de ar no ambiente de germinação para reduzir o risco de fungos e bactérias.
- Tratamento de sementes: Aplicar fungicidas biológicos como Trichoderma ou tratar termicamente (imersão em água a 50°C por 20 minutos) para eliminar patógenos.
- Monitoramento constante: Inspecionar regularmente as mudas em busca de sintomas de doenças e agir rapidamente para evitar sua propagação.
Qualidade da luz
Para que se consiga a excelência no monitoramento e controle destes fatores, o uso de tecnologia de controle de ambiente faz-se necessário. Assim, controlar a umidade relativa, a temperatura, a irradiância e a qualidade da luz é condição indispensável para a obtenção de uma muda de qualidade. Saber o tempo exato de tirar as bandejas do escuro para não haver estiolamento no caule e causar problemas futuros é muito importante.
Controle da temperatura
Práticas que possibilitem o controle de temperatura, com o uso de equipamentos que mantenham temperaturas entre 20°C e 25°C e umidade relativa próxima a 80%, são altamente recomendadas. A utilização de aquecedores em locais frios, resfriadores em locais quentes e umidificadores são tecnologias eficazes para assegurar mudas de alta qualidade.
A redução do custo de aquisição desses controladores ambientais tornou o cenário favorável para investimentos em produção de mudas de qualidade. Assim, a construção ou aquisição de câmaras de germinação tornou-se uma realidade, facilitando a produção de mudas de alto padrão para sistemas hidropônicos.
Nos acompanhe também nas redes sociais para ficar por dentro de tudo:
Youtube: www.youtube.com/c/Hidrogoodvideos
Facebook: www.facebook.com/hidrogood
Instagram: www.instagram.com/hidrogood