Hidroponia e a imprescindível economia de água
Apesar da grande importância da água para o crescimento e desenvolvimento das plantas (para a fotossíntese e para o transporte de nutrientes), a quantidade deste recurso para o metabolismo é pequena, estima-se em 5 a 8%. Estes valores são muito pequenos quando comparados à quantidade de água requerida para a transpiração das plantas. Ao considerarmos o somatório da transpiração + evaporação, estes valores tornam-se ainda mais significativos. Quantitativamente, para se produzir 1 kg de trigo, necessita-se de 1.000 kg de água. Já para 1 kg de arroz, necessita-se de 2.500 kg de água.
Assim, a utilização de sistemas agrícolas sustentáveis em termos de uso eficiente da água é de fundamental importância nos dias atuais. Pode-se referenciar o uso da fertirrigação por gotejamento, assim como o uso da hidroponia como sistemas sustentáveis por sua economia de água. Neste contexto de escassez de água em nosso cotidiano, principalmente na região sudeste do Brasil, o uso da hidroponia destaca-se como medida mitigadora para tal problema. Por outro lado, é importante ressaltar que em regiões como o nordeste brasileiro, tais problemas se apresentam de forma endêmica e que pesquisas visando a produção de hortaliças com água salobra e água de reuso são desenvolvidas desde 2005, utilizando-se a hidroponia como modelo de sistema agrícola.
O uso da hidroponia torna-se ainda mais relevante para a produção de hortaliças, por potencialmente economizar de 50 a 70% de água disponibilizada às plantas, uma vez que as taxas de evaporação, escoamento superficial e percolação são significativamente reduzidas.
Fisiologicamente, uma planta para formar 1g de massa seca, necessita de 500g de água transpirada (Taiz & Zeiger, 2004). Assim, ao considerarmos uma planta de alface de 500 g de massa fresca e, que a concentração de água nesta planta aproxima-se de 90%, podemos supor que para que esta planta consiga gerar os 10% de massa seca (50g), ela necessitará em seu ciclo de vida (de aproximadamente, 40 dias) 25.000g de água, ou seja, 25L de água. Ainda assim, podemos considerar que a evaporação, a percolação e o escoamento superficial podem triplicar este consumo, chegando a 75 L/planta/ciclo. Com o uso da hidroponia, estima-se que o consumo de água para o crescimento desta mesma planta aproxime-se ao consumo da água transpirada, isto é, 25 L, representando um significativo quanto ao uso eficiente da água.
O crescimento da hidroponia no Brasil, além de suas inúmeras vantagens, destaca-se por ser o cultivo diferencial quanto ao uso sustentável da água.
Nos acompanhe também nas redes sociais para ficar por dentro de tudo:
Youtube: www.youtube.com/c/Hidrogoodvideos
Facebook: www.facebook.com/hidrogood
Instagram: www.instagram.com/hidrogood