Cuidados com a solução nutritiva para a hidroponia

A solução nutritiva para a hidroponia, é um dos mais importantes processos, pois é através da qualidade desta solução que se garante o desenvolvimento pleno e saudável dos cultivares, que retiram dela os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. Por isso, é sempre importante ressaltar a importância da utilização de produtos de boa qualidade e o alto grau de pureza e solubilidade para preservar a qualidade de produção.

Os fatores principais para manter a qualidade da solução nutritiva, são: Temperatura da solução, Nível de oxigênio, Condutividade elétrica e o PH. Agora vamos ver um pouquinho sobre cada um deles:

  • Temperatura

A temperatura da solução deve se manter por volta dos 25ºC e não ultrapassar os 28ºC. Mas, dependendo do tipo de cultivo é necessário fazer alguns ajustes na formulação para atender suas características específicas. E é importante manter a solução sempre ao abrigo da luz, para evitar o desenvolvimento de algas. Em regiões de muito calor, os cultivares absorvem uma quantidade maior de água do que nutrientes e é necessário trabalhar com soluções mais diluídas.

  •  Nível de Oxigênio

O nível de oxigênio esta relacionado com a temperatura da água, quanto mais fria, melhor a oxigenação. Mas, deve ser bem controlada, pois a água muito fria acaba prejudicando os cultivares. É importante fazer análise da água utilizada na nutrição, pois algumas apresentam excesso de minerais ou um pH muito alterado, e o ideal é um CE abaixo de 0,5 mS/cm e sais numa proporção inferior a 50 ppm. É preciso manter sempre a melhor oxigenação possível da água, e o controle da solução deve ser feito diariamente. A oxigenação da solução nutritiva é o que garante a observação dos nutrientes pelas raízes dos vegetais. 

  • Condutividade elétrica 

Diariamente se faz necessária a medição da Condutividade Elétrica – CE (unidade de medida em mili Siemens ou MS) para verificar o nível de consumo dos nutrientes. A condutividade elétrica determina a quantidade de íons na solução nutritiva, quanto mais íons, maior a condutividade elétrica. A condutividade elétrica ideal varia de acordo com a cultura cultivada e região (clima), por exemplo, em São Paulo, indicamos no caso do alface um CE de 1,5 mili Siemens/cm. A medição da condutividade pode ser feita através de um aparelho chamado: condutivímetro.

  • pH da solução

O Potencial de hidrogênio (pH) ideal para a solução nutritiva deve se manter entre 5,5 a 6,5. Uma solução nutritiva fora deste intervalo faz com que a planta não absorva alguns nutrientes. A absorção dos nutrientes pelas raízes podem alterar o pH da solução, por isso é preciso diariamente medir o pH e o controle pode ser feito através do Peagâmetro.

A composição para uma boa solução nutritiva depende destes fatores que vimos acima, no cultivo hidropônico ela substitui os minerais que existem no solo, fonte de nutrição dos cultivares, por isso sua importância para o desenvolvimento pleno e saudável das plantas, que encontram nela a base de sua nutrição.

Related Post

Compartilhe este conteúdo

Deixe uma resposta