Produção de frutos em hidroponia NFT - Perfis M150 e R150

Produção de frutos em hidroponia NFT – Hidrogood

A Hidrogood fortalece sua atuação no ramo de projetos de hidroponia utilizando os perfis para hortaliças de frutas para desenvolvimento de plantas de grande porte e de ciclo longo, como o tomate, pimentão e pepino. Os perfis M150 e R150 foram desenvolvidos para melhor acomodação e maior volume do sistema radicular garantindo maior absorção de nutrientes e grande qualidade no crescimento das plantas utilizadas no cultivo de hortaliças de frutos em sistema NFT.

O sistema NFT é uma técnica de produção, no qual as plantas crescem tendo o seu sistema radicular dentro de nossos perfis no qual circula a solução nutritiva composta de água e nutrientes sem o uso de substrato. Os perfis são recomendados para cultivo de ciclo longo, pois foram desenvolvidos para melhor acomodação e maior volume do sistema radicular da planta no interior no perfil, garantindo maior absorção de nutrientes e maior qualidade no crescimento da planta.

                                 

Novidade no ramo da hidroponia o perfil M150 é produzido por coextrusão também, tecnologia de dupla camada garantindo maior resistência e durabilidade. Na hidroponia, especificamente para cultura do tomate, desenvolvemos projetos com bancadas com linha única ou linhas duplas. No projeto com linha única a bancada possui um único perfil, com espaçamento de 1 a 2 metros entre linhas, enquanto que na linha dupla a bancada é composta por dois perfis, com espaçamento de 0 a 0,3 m entre perfis e entre linhas de 1 a 2 metros.

  • DIMENSÕES:

Os perfis são produzidos com comprimento de acordo com seu projeto, garantindo uma maior produtividade e otimização da área. O perfil M150 apresenta 60 mm de altura e 150 mm de largura. Já o perfil R150 possui 75 mm de altura e 150 mm de largura. Recomendamos que as bancadas possuam uma altura de 30 cm em relação ao solo e declividade de 3 a 8%, permitindo o recolhimento da solução nutritiva.

  • SISTEMA:

O sistema NFT para produção de tomate possui um reservatório onde a solução nutritiva é armazenada e bombeada para as bancadas de cultivo, e após a passagem pelo perfil é encaminhada para o reservatório novamente, ou seja, ciclo fechado. Dessa forma, tem-se um melhor aproveitamento da solução nutritiva, podendo reduzir o consumo em até 40% em relação a outros sistemas. Pelo fato do sistema NFT não possuir drenado de solução nutritiva, temos um ambiente mais limpo e higiênico. Conseguimos então, uma manutenção do microclima e redução de patógenos dentro da casa de vegetação. As vantagens do sistema NFT podem ser vistas também na economia de energia elétrica gerada pela moto bomba, garantindo sempre solução nutritiva à planta e reduzindo os custos no manejo.

 

Então, as vantagens do sistema são:

  • Melhor aproveitamento de água e nutrientes

  • Melhor higienização de ambiente de produção

  • Menor utilização de energia elétrica

  • Facilidade no manejo

O projeto vem acompanhado de dimensionamento elétrico e hidráulico, juntamente com o layout, materiais e custos dos equipamentos.

Conheça todos os detalhes deste projeto aqui: 

JUNTE-SE A NÓS EM MAIS ESSE AVANÇO TECNOLÓGICO.

                         

Compartilhe este conteúdo