Hidrogood News: Como escolher um substrato para a hidroponia
Conhecer o substrato que se está utilizando para a hidroponia é uma premissa básica para o cultivo. Assim, este Hidrogood News tem por objetivo abordar algumas características que diferenciam substratos a serem utilizados em cultivo hidropônico.
A primeira informação de suma importância para se conhecer um substrato é que a composição dele. Mas, apesar de ser importante, não é a mais relevante.
Se um substrato tem ou não, por exemplo, vermiculita, casca de arroz carbonizada, perlita, casca de pinus, entre outros materiais é importante. Mas, mais importante ainda é o conhecimento do objetivo que levou a mistura destes materiais.
Então, é fundamental saber qual é o seu objetivo quanto ao buscar uma condição física adequada para a mistura destes materiais. Mas quais seriam estes parâmetros a serem alcançados. Isto sim é relevante para o entendimento qualitativo de um substrato.
O substrato deve ser inerte em termos nutricionais, isento de patógenos e estável. No entanto, quando falamos em características físicas, temos que avaliar diversos outros pontos:
- Densidade volumétrica
- Porosidade total
- Aeração
- Capacidade de recipiente
- Volume de água disponível
- Compactação
Cada fator deste isolado ou associado direcionará a uma decisão.
Por exemplo: substratos para produção de mudas devem ser menos densos (100 a 400 kg m-3) em comparação a substratos para cultivo de tomate em vaso na fase final (500 a 700 kg m-3).
Já a definição de porosidade total em substratos é remetida ao teor de água contido no substrato no ponto de saturação hídrica do material a 0 kPa. Valores otimos estão proximos a 85% da porosidade total.
A aeração de um substrato pode ser definida pelo volume de ar presente no substrato drenado após a saturação (10 cm de altura), o qual deve estar entre 20 e 40%.
Por outro lado, a capacidade de recipiente diferencia-se por se tratar de Volume de água retido no substrato após a drenagem. Assim, o formato do recipiente influenciará nesta variável.
Por fim, mas não menos importante temos a disponibilidade de água de um substrato, que deve ser informada pelo fabricante – uma vez que é obtida por meio da avaliação de sua curva de retenção de água (realizada em laboratório). Valores entre 25 e 40% de água total disponível são desejáveis.
Espero que tenham apreciado esta edição do Hidrogood News e até a próxima!
Gostou desse conteúdo? Confira as últimas edições do Hidrogood News:
- Hidrogood News: uso de agentes polinizadores na produção de tomates em hidroponia no cultivo protegido
- Hidrogood News: produção de pepino em hidroponia – faça a escolha certa!
- Hidrogood News: a importância da polinização do morangueiro hidropônico
- Hidrogood News: doenças em solução nutritiva – o que fazer?