Cultivo protegido: Estufas Agrícolas, história e características

Cultivo protegido 

A produção de cultivares em ambientes protegido (estufas) oferece ao produtor uma possibilidade maior de se adequar às variações de clima, conseguindo uma eficácia no controle da temperatura, e maior controle de sua plantação, independente das intempéries climáticas.

Como surgiu a Estufa Agrícola 

A primeira estufa que se tem notícia foi inaugurada no ano de 1848, projetada pelo então arquiteto Decimus Burton em Londres, conhecida como Palm House, uma incrível construção arquitetônica em vidro. Construídas para cultivos de plantas exóticas para aquele clima, a estufa foi desenvolvida para atender a demanda das classes com alto poder aquisitivo, o cultivo principal era o de laranjeiras, dando origem ao nome pelo qual estas construções ficaram conhecidas”orangeries”. Hoje é um famoso ponto turístico que recebe visitantes de todo o mundo.

foto: Eileen Skinner

A utilização de estufas para cultivo de hortaliças propagou-se a princípio na Holanda, e depois difundiu-se para outros países, auxiliando no controle climático para cultivos diversos, principalmente de hortaliças. Com o passar dos anos, as estufas começaram a ser projetadas com materiais plásticos o que favoreceu o acesso de outras classes sociais às estufas, ou seja, se tornou acessível para a maioria dos horticultores. E assim com o avanço da tecnologia, começaram a surgir tipos diferentes de estufas para atender as necessidades das diferentes espécies de plantas. Hoje em dia a produção de cultivares dentro de estufas é uma prática conhecida e difundida em países de agricultura desenvolvida, como o caso do Brasil. Conheça agora os modelos de estufa Hidrogood desenvolvida e projetada de acordo com o clima e cultivares específicos:

Moodelos de estufas agrícolas Hidroood:

A Estufa Agrícola Hidrogood é fabricada com arcos galvanizados em formato oblongo, podendo ser montada sobre os pés em aço galvanizados que são fornecidos pela Hidrogood, ou em mourões de eucalipto tratado que o agricultor adquire em sua região.

  • Estufa Hidrogood Standard

Estufa fabricada com arcos em formato oblongo galvanizados, desenvolvido num projeto de fácil instalação que o próprio cliente pode montar, com custo bastante reduzido.

  • Estufa Hidrogood Reforçada 

Igual às especificações da estufa Standard, porém composta por uma travessa horizontal principal, fixada no meio da curvatura de todos os arcos para reforço da estrutura. Estufa recomendada para região com grande incidência de ventos fortes, tempestades e etc.

  • Estufa Hidrogood Shed com saída de Ar 

Estufa com as mesmas especificações dos modelos Hidrogood Standard e Hidrogood Reforçada, porém fabricada com saída de ar, com vão de 60cm. Pode ser fabricada com ou sem reforço.

  • Estufa agrícola Hidrogood Treliçada  

Estufa Treliçada com treliças internas unindo um pé ao outro. Pés centrais enrijecidos e com estruturas internas reforçadas trabalhando como uma tesoura de telhado, ligando o arco à uma treliça. Toda estruturada com tubo oblongo e pés laterais fixados e duplos pés centrais na frente e fundo da estufa.

Gostou deste conteúdo? Separamos alguns que certamente irão lhe interessar:

Elaboramos seu projeto hidropônico gratuitamente, entre em contato e solicite o seu!

LINHAS DE CRÉDITO

Compartilhe este conteúdo

Deixe uma resposta