A IMPORTÂNCIA DA ADUBAÇÃO FOLIAR NA HIDROPONIA
A prática da adubação foliar vem se desenvolvendo intensamente nos últimos anos para o cultivo hidropônico, sendo que a aplicação de nutrientes via foliar tem ocorrido em diversas culturas hidropônicas. Assim, a aplicação de nutrientes, principalmente micronutrientes, além de moléculas orgânicas como o ácido fúlvico e húmico, via foliar, tem aumentado continuamente tanto em hortaliças folhosas quanto em hortaliças frutíferas, como a rúcula e o tomate, respectivamente.
Com isso, torna-se evidente que a nutrição foliar deve ser vista como forte aliada na busca de altas produtividades, além de contribuir com maior eficiência para obtenção produtos de maior valor agregado. Especificamente, a eficiência da absorção dos nutrientes pelas folhas é variável em função de uma série de fatores do meio em que essas folhas se encontram, tais como:
- fatores inerentes a superfície foliar
- composição química da cutícula
- permeabilidade da cutícula
- idade da folha
- estado iônico interno
- crescimento; estádio fenológico da cultura
- fatores inerentes aos nutrientes
- seletividade
- absorção desigual de ânions e cátions
- antagonismo
- inibição competitiva e não competitiva
- inibidores metabólicos
- fatores inerentes às soluções
- concentração e composição das soluções
- pH
- forma química dos nutrientes e fatores externos
- radiação solar
- disponibilidade de água no solo
- temperatura
- umidade do ar
- horário
- equipamento de aplicação
Sendo assim, para uma resposta eficiente da absorção foliar, todos os fatores supracitados devem ser monitorados e, seus resultados devem ser avaliados visando uma melhor resposta a aplicação foliar às plantas sob cultivo hidropônico.
Outro fator importante é a verificação de deficiências nutricionais na planta, através de processos denominados diagnose foliar e análise nutricional do tecido vegetal. Estas técnicas são interessantes pois investigam as relações existentes entre o “status” nutricional da planta, e a necessidades de correções no decorrer do ciclo de cultivo.
Especificamente, a diagnose foliar é um método de avaliação nutricional em que se verifica, em determinadas folhas e em períodos definidos no ciclo da planta a necessidade de correções nutricionais, porém depende muito da experiência do avaliador. Por outro lado, a análise do tecido foliar, enviando-se as folhas para um laboratório, é atualmente uma das melhores técnicas para avaliar o estado nutricional das plantas para orientar programas de adubação foliar.
Assim sendo, a recomendação de fertilizantes, a ser recomendado e aplicado via foliar, deve obedecer a necessidade nutricional da planta cultivada no sistema. Por conclusão, para a recomendação de uma adubação via foliar em hidroponia, a experiência do avaliador, associada a técnicas eficazes, como a diagnose foliar e a análise do tecido vegetal perfazem um conjunto de ações para a garantia de eficiência do processo.
Esperamos que vocês tenham gostado deste último Hidrogood News do ano, feliz natal e ano novo a todos os leitores.
Gostou desse conteúdo? Separamos outros artigos relacionados que possam te interessar: