Como ser um produtor rural de sucesso
Assim como em qualquer negócio, o empreendedor rural sonha com o crescimento do seu negócio. Com a população crescendo e a procura por alimentos mais saudáveis cada vez maior, o produtor rural vem ganhando cada vez mais notoriedade.
Entretanto, para alcançar resultados positivos, é necessário pensar em estratégias que potencializam seus ganhos.
Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas dicas para pequenos e médios produtores que desejam alcançar o sucesso. Acompanhe!
Produtor rural: O seu sucesso só depende de você
Administrar uma produção não é uma tarefa fácil. Principalmente porque exige habilidade de gerenciamento não só do manejo das plantas, mas do negócio em si.
E, para que se obtenha sucesso em todos os aspectos, o produtor rural precisa estar bem preparado, afinal, não basta apenas ter um cultivo e conhecer as melhores técnicas para produzir se não souber gerenciar toda a safra e os recursos com inteligência e bom senso.
Veja a seguir alguns pontos que deve levar em consideração:
Tecnologias
A tecnologia faz parte de nossas vidas. Neste momento, você está lendo este artigo através de um smartphone ou computador, certo? E porque não introduzir a modernidade também na produção?
No meio rural, as tecnologias ajudam a produzir mais e melhor, e está presente em praticamente todos os equipamentos.
Além de ajudar no plantio, manejo e colheita, podem ajudar na gestão do negócio. O importante é estar sempre atento à evolução da tecnologia rural e buscar melhoria contínua.
Acompanhe a produção
Quem produz sabe que não basta plantar e esperar a planta ser colhida. É preciso acompanhar de perto, desde o início, até quando as vendas são feitas. Por isso, medir o desempenho da produção é importante para analisar o que está dando certo e o que pode ser melhorado.
Assim, caso ocorra algum problema, estará preparado para lidar da melhor forma possível.
Equipe
A maior parte das produções conta com mais de uma pessoa trabalhando ativamente no negócio. E, para obter um rendimento acima da média, é fundamental realizar ações voltadas para engajar todos que trabalham com você.
Uma equipe valorizada trabalha melhor e, consequentemente, traz mais resultados para a empresa.
Produtos cultivados
Nem sempre o tipo de cultivo escolhido inicialmente traz o retorno esperado. Apesar de depender de diversos fatores para se obter sucesso, vale a pena analisar se não chegou a hora de substituir essa produção ou ampliá-la.
Para isso, é preciso parar, analisar e considerar alguns pontos:
- O cultivo escolhido ainda é a melhor opção para o negócio?
- Está dando o retorno esperado?
- É possível investir em outra cultura?
- O que preciso para substituir o atual ou implementar o produto novo?
Após isso, terá a certeza de que caminho seguir.
Marketing
Se você não investe em marketing, pode estar perdendo grandes oportunidades. Embora muitos acreditem que se trata de uma ação que necessita de um alto investimento, a realidade é outra.
Como a maioria das produções está longe dos centros urbanos, o marketing pode ser a melhor alternativa para aproximar o seu negócio dos seus clientes potenciais. Afinal, hoje, é quase impossível não estar conectado.
As estratégias de marketing possibilitam que o seu negócio apareça para diversas pessoas que estejam buscando por aquilo que você tem. Temos um artigo aqui em nosso blog onde explicamos tudo o que você precisa saber sobre o marketing no agronegócio.
Capacitação
Investir em capacitação é fundamental para enfrentar o mercado que está cada vez mais exigente e garantir o sucesso profissional.
Assim, se faz necessário estar em constante atualização visando a profissionalização. Participe de palestras, seminários, eventos, feiras e estude através de cursos (online ou presencial).
Buscar informações objetivando a geração de conhecimento deve ser algo contínuo, principalmente, a busca de informação em uma atividade que necessita de atualização constante.
Como pode perceber, para tornar-se um produtor rural de sucesso é necessário dedicar-se diariamente não só à produção, mas à gestão do negócio.
É preciso começar a enxergar a sua produção como um negócio e não mais apenas como um hobby, por exemplo. Assim, consegue alcançar todo o seu potencial e os rendimentos passam a atingir novos patamares.
Gostou deste artigo? Separamos alguns que certamente irão lhe interessar:
- Crise hídrica: o que você precisa saber e como as calhas hidrogood auxiliam na economia de água
- Variáveis importantes do planejamento estratégico para a hidroponia
- A importância do planejamento financeiro no agronegócio
- Qual é o valor do seu produto hidropônico?
- Cultivo protegido: entenda o que é e suas vantagens