Dia de Conservação do Solo: equipamentos Hidrogood que ajudam na preservação

O dia de Conservação do Solo promove uma reflexão de técnicas agrícolas que sejam mais gentis com o meio ambiente

No dia 15 de abril é celebrado o Dia de Conservação do Solo. A data foi promulgada em 1989, com o objetivo de gerar uma conscientização a respeito da preservação do solo e como utilizá-lo de maneira mais adequada.

Apesar de ser uma preocupação há mais de 30 anos, a pauta nunca foi tão urgente. 

Segundo um relatório da FAO – ONU (Organização para a Alimentação e Agricultura), divulgado em 2016, 33% do solo de todo o planeta está prejudicado, seja por conta da erosão, da salinização, da compactação, da acidificação ou da contaminação.

As principais consequências desses processos são a instabilidade do solo (o que pode acarretar em deslizamentos), perda de capacidade de absorção da água, contaminação de lagos, rios e lençóis freáticos , claro, afetar a sua fertilidade.

Essa degradação pode se dar por processos naturais. No entanto, a ação humana é a principal responsável, como o desmatamento, queimadas, a pecuária intensiva, manipulação intensa do solo, uso de maquinários pesados (como tratores) e manejo incorreto de compostos químicos.

Por conta desses efeitos, que são muitas vezes irreversíveis, se faz necessário buscar alternativas e técnicas agrícolas que sejam mais gentis com o meio ambiente e que preserve esse recurso natural tão importante.

Para que isso seja possível, a tecnologia é uma grande aliada e novas soluções não param de surgir no mercado, unindo sustentabilidade com produtividade. Conheça técnicas que podem auxiliar em uma agricultura mais sustentável:


Cultivo em substrato com fertirrigação e com uso de calhas Hidrogood:


O cultivo em substrato, material inerte utilizado para sustentar as raízes, aliado à fertirrigação, técnica controlada de rega com injeção de nutrientes, aumenta a eficiência do uso da água e fertilizantes. 

No entanto, há a necessidade de drenar parte da solução nutritiva, que iria escorrer para o solo, causando salinização e contaminação. Para evitar que isso ocorra, a Hidrogood projetou as calhas: equipamentos desenvolvidos para garantir que todo o drenado seja recolhido com qualidade, sem contaminação e sem contato com a luz para evitar algas. 

As calhas Hidrogood para recolhimento do drenado (excesso solução nutritiva), também retiram toda água que ficaria dentro das estufas, diminuindo a proliferação de fungos e bactérias pelo excesso de umidade. 

Além disso, torna-se possível o reaproveitamento do drenado ou um descarte consciente, de maneira que não prejudique o meio ambiente.

Atualmente, oferecemos três tipos de calhas com soluções feitas sob medida para projetos de fertirrigação: calha A22, calha vaso e a calha universal (que pode ser utilizado para vaso e slab).

Sistema NFT de Hidroponia Hidrogood:

A Hidroponia é uma técnica de cultivo que não exige o uso do solo.

O NFT (Nutrient Film Technique) é um dos mais populares atualmente. É uma forma de cultivo hidropônico em que as plantas são cultivadas em tubulações (perfis hidropônicos) onde suas raízes ficam em contato com a solução nutritiva composta com água e nutrientes.

Nesse método, as raízes ficam em contato com um filme de água enriquecida em nutrientes (solução nutritiva). Assim, as plantas recebem tudo o que necessitam para seu desenvolvimento.

Para criar um sistema hidropônico eficiente, é preciso estar atento à uma boa estrutura de produção. Na Hidrogood, oferecemos equipamentos de altíssima qualidade para maximizar seu potencial produtivo.

Entre os equipamentos estão: perfis hidropônicos para todos os tipos de culturas, cavaletes para bancada, kit para limpeza de perfis, perfil de recolhimento, sistema injetor de solução nutritiva, tampão de entrada para perfis e tubos em polipropileno.

As calhas e os perfis Hidrogood foram desenvolvidos para atender, com alta qualidade, às principais demandas dos produtores rurais e são fabricados em polipropileno, um material classificado como seguro e adequado para o uso em alimentos, já que não libera nenhuma substância química danosa à saúde. 

Faça seu orçamento gratuitamente, personalizado para suas necessidades.


Gostou desse conteúdo? Separamos outros artigos relacionados a sustentabilidade na agricultura que possam te interessar: