Reaproveite as sobras da solução nutritiva com o uso das Calhas Hidrogood para cultivo em substrato

Economia de fertilizantes e água, diminuição na incidência de doenças  e menor impacto ambiental: conheça todos os benefícios do recolhimento do drenado, as sobras da solução nutritiva, realizado de maneira eficiente pelas Calhas Hidrogood.

Mas o que é o drenado? Como reaproveitá-lo? E quais são os benefícios de recolhê-lo? Neste artigo você encontra todos os detalhes sobre o recolhimento e o reaproveitamento do drenado:

Cultivo em substrato realizado com o uso de Calhas HidrogoodCultivo em substrato realizado com o uso de Calhas Hidrogood, que possibilitam o recolhimento do drenado.

O QUE É

O drenado nada mais é do que as sobras da solução nutritiva que escoa depois da irrigação , o que não foi absorvido pelas plantas ou evapotranspirado, o que geralmente equivale entre 30% a 50% da solução de entrada.

Com o uso de calhas Hidrogood para o cultivo em substrato, tudo aquilo que não foi aproveitado é recolhido, por meio de um sistema inteligente que preserva  a qualidade do drenado sem a formação de algas. Depois, todo o volume é canalizado para ser  armazenado em um reservatório.

POR QUE RECOLHÊ-LO?

A principal função do recolhimento é tirar a umidade de dentro das estufas e não contaminar o solo e lençol freático. Com a solução drenada você também  consegue medir como está sendo a nutrição das plantas, de acordo com os níveis de EC (condutividade elétrica) de cada cultura:

  • O ideal é que o EC do drenado seja superior ao EC de entrada (da solução nutritiva) entre 30% a 40%. Se for acima de 40%, é um sinal de que o substrato está salinizando.
  • Se o EC do drenado for inferior ao EC de entrada, significa que a nutrição não está adequada e que as plantas precisam de mais nutrientes ou acabarão sofrendo um déficit nutricional.
  • Se o EC do drenado e o EC de entrada forem iguais ou muito equivalentes, a absorção dos nutrientes está ruim e é preciso investigar o porquê.

O recolhimento do drenado visa principalmente a economia de recursos (água, fertilizantes, defensivos e energia) com o seu reaproveitamento de maneira adequada. 

As calhas Hidrogood para o cultivo em substrato,  possibilitam o recolhimento daquilo que não foi aproveitado, por meio de um sistema inteligente que preserva  a qualidade do drenado sem a formação de algas.

As calhas Hidrogood para o cultivo em substrato, possibilitam o recolhimento daquilo que não foi aproveitado, por meio de um sistema inteligente que preserva  a qualidade do drenado sem a formação de algas.

COMO REAPROVEITÁ-LO

Para reaproveitar o drenado de sua produção, há duas maneiras. Retornando para as mesmas plantas de onde saiu ou em outra produção convencional no solo.

Reaproveitamento na produção em substrato

Se as sobras forem reutilizadas para a mesma ou para outra produção em substrato, é preciso fazer um tratamento  do drenado, já que esse material poderá conter a presença de microorganismos indesejáveis à cultura quando chega ao reservatório.

O tratamento deve ser realizado por meio da injeção de ozônio, que não afeta os nutrientes e elimina todos os microorganismos. Na Hidrogood, trabalhamos com equipamentos da Ecozon, nossa parceira nos projetos de tratamento. 

No momento da irrigação para compor a solução nutritiva, se faz uma mescla de 30% do drenado e 70% por água. A partir dessa combinação é preciso equilibrar a EC – que pode ser feito automaticamente por meio de um controlador de irrigação ou manualmente. Assim podemos ter de 25 a 35 % de economia em fertilizantes.  

Se o nível de condutividade elétrica estiver adequado à cultura em que será usado, o drenado já está pronto para ser reaproveitado e com economia de 100% nos fertilizantes. Apenas se recomenda fazer uma análise química desta solução, para conhecer os níveis de cada nutriente e ver seu equilíbrio.

Em alguns casos, também é importante equilibrar o pH. Se for preciso baixá-lo, é indicado o uso de ácido fosfórico na mistura. Já, se for preciso aumentá-lo, usa-se hidróxido de potássio.

Tanques onde o drenado é tratado

Tanques onde o drenado é tratado.

Reaproveitamento em produção convencional no solo

Se o drenado for reutilizado para um cultivo no solo, não há a necessidade de tratamento, já que no solo há a presença de diversos tipos de microorganismos. Basta realizar a mistura, realizar a medição do EC, adicionar os nutrientes necessários, equilibrar o pH e irrigar a produção. 

OS BENEFÍCIOS PARA O PRODUTOR

Todo esse processo de recolhimento e reaproveitamento do drenado garante impactos econômicos positivos para o produtor: há redução no uso de água, de fertilizantes – já que está sendo reutilizado aquilo que não foi totalmente absorvido pelas plantas –  também, há menos gastos com energia, visto que não será necessário ligar a bomba do poço por tanto tempo para tirar água.

Devido a essa redução de custos, o valor investido nesse sistema é recuperado entre dois a três ciclos de produção!

As calhas que permitem o recolhimento do drenado são uma exclusividade Hidrogood, desenvolvida por nossa equipe de engenheiros com material de alta tecnologia, o polipropileno – classificado pela Anvisa como material mais seguro e adequado para o uso em alimentos, já que não libera nenhuma substância química danosa à saúde.

Para implementar esse sistema na sua produção, a Hidrogood pode te ajudar, com projetos personalizados para cada necessidade e sem qualquer custo!

Calha Slab da Hidrogood

Calha Slab Hidrogood, ideal para plantas que já são cultivadas em slabs de substrato.

Conheça nossos últimos lançamentos para o cultivo em substrato: a Calha Slab, Calha Vaso, a Calha A22 e a Calha Universal.

Quer saber mais sobre o cultivo em substrato e nossas soluções? Separamos outros artigos que podem te interessar: