Mais produtividade, economia na produção e sustentabilidade: o cultivo em substrato com o uso de calhas

Economia de água, diminuição de patógenos e solução de problemas nutricionais, o cultivo em substrato se apresenta como uma alternativa eficiente para os principais desafios enfrentados por produtores rurais


Diante do crescimento da atividade agrícola, novas adversidades estão surgindo, como a crise hídrica, empobrecimento do solo, surgimento de novos patógenos, etc. Assim, a demanda por mais alternativas de cultivo vem crescendo.

O cultivo em substrato com fertirrigação é uma dessas práticas, a qual vem promovendo bons resultados para produtores. Mas no que consiste essa técnica? 

O substrato se trata de um material com ou sem nutrientes, que pode ser de origem orgânica ou mineral, onde se acomodam as raízes. Já o cultivo em substrato facilita a sustentação das plantas e o manejo mais adequado da água, evitando o excesso de umidade nas raízes com teor adequado de oxigênio.

A fertirrigação é uma técnica controlada de rega, que oferece nutrientes diluídos em água, na quantidade ideal para cada cultura.

Esse método aumenta a eficiência nutricional, com uma absorção mais rápida dos nutrientes. Devido a essa aplicação mais automatizada, há uma economia de produto e, também, exige menos mão de obra.

Para a criação de um sistema de fertirrigação eficiente, é importante investir em alguns acessórios como, por exemplo, as calhas Hidrogood, que promovem diversos outros benefícios:

ECONOMIA DE RECURSOS

O uso da fertirrigação sem o uso de calhas acaba gotejando a solução nutritiva diretamente no solo ou, então, pode escorrer do substrato para o solo, o que, além de desperdiçar nutrientes, acaba desperdiçando água. Com o uso de calhas, evita-se essa perda de recursos.

Além disso, a umidade fica concentrada nas raízes, impedindo que a água dissipe pelo solo.

As calhas também permitem o recolhimento e a reutilização do drenado (água e fertilizantes), o que gera uma economia de recursos, diminuindo assim o custo da produção.

OXIGENAÇÃO DAS RAÍZES

Devido ao maior controle da umidade nas raízes, é possível manter um nível adequado de oxigenação para todo tipo de cultura, visto que o excesso ou a falta d’ água pode prejudicar a absorção de nutrientes, enfraquecer as plantas, facilitar o ataque de fungos e, até mesmo, sufocá-las.

MENOR INCIDÊNCIA DE PATÓGENOS

Por reduzir a umidade do solo, há uma redução significativa da presença de pragas nos cultivares. Consequentemente, há uma diminuição no uso de defensivos.

PROTEÇÃO DO SOLO

O cultivo em substrato com o uso de calhas evitam a contaminação e o desgaste do solo, o que pode ocasionar em um mau desenvolvimento das plantas e redução da produtividade, além de consequências para o meio ambiente a longo prazo.

Para implementar esse sistema na sua produção, a Hidrogood pode te ajudar, com projetos personalizados para cada necessidade e sem qualquer custo!

Conheça nossos últimos lançamentos para o cultivo em substrato: a Calha Slab, Calha Vaso, a Calha A22 e a Calha Universal

Quer saber mais sobre o cultivo em substrato e nossas soluções? Separamos outros artigos que podem te interessar: