Como consigo o dinheiro para financiar meu projeto?

Ao contrário do que muitos pensam, você não precisa ter todo o dinheiro em mãos. Há várias formas de viabilizar seu projeto sem a necessidade de pagá-lo à vista

Se você está pensando em iniciar sua jornada no agro ou já é produtor, sabe que os valores para investir no seu projeto podem ser relativamente altos, mesmo que o retorno financeiro seja consideravelmente rápido.

Em muitos casos, não há disponibilidade financeira total para o investimento imediato, mas você não precisa ter todo o dinheiro em mãos: você pode viabilizar seu projeto por meio de financiamentos!

Primeiramente, é necessário realizar um planejamento. Para isso, montar um plano de negócios é fundamental para entender quais serão seus principais gastos, seus clientes em potencial, fornecedores e concorrentes, bem como os passos que devem ser tomados para garantir o bom sucesso do seu novo empreendimento.

Assim que você estiver bem preparado e informado, é a hora seguir um novo passo: formalizar o seu novo projeto. Nesta etapa, é essencial a ajuda de um profissional especializado para elaborar um projeto bem completo, adequado à área em que ele será implementado e bem detalhado quanto a sua viabilidade.

Para o financiamento, os créditos agrícolas são vantajosos, pois tem a possibilidade de carência e menores taxas de juros.


CRÉDITO GOVERNAMENTAL

As linhas de crédito governamentais do Plano Safra são ótimas opções de financiamento, com as menores taxas de juros, e podem ser destinados a produtores rurais ou cooperativas de produtores rurais, pessoas físicas ou jurídicas e agentes envolvidos em serviços relacionados à agropecuária.

O Pronaf é voltado para produtores familiares, que residam na propriedade em que produzem ou próximo dela. A renda desse produtor deve ser totalmente do campo.

O Pronamp é voltado para médios produtores ou produtores empresariais (cuja principal fonte de renda não vem do campo e possui outra carreira).

Há ainda a possibilidade de financiamento por meio do programa Proirriga,  (Programa de Financiamento à Agricultura Irrigada e ao Cultivo Protegido), para incentivo à utilização de estruturas de produção em ambiente protegido, por exemplo.

Para a liberação do crédito, algumas exigências devem ser cumpridas, como a documentação regularizada (tanto da sua atividade quanto do terreno), apresentação do plano de negócio, o cronograma de reembolso, garantias (que podem ser dada usando a propriedade e o maquinário, por exemplo), mas você não precisa, necessariamente, ter todo dinheiro para conseguir financiar seu projeto.

Nestes programas, a área escolhida deve estar localizada na região rural, não sendo contemplados os terrenos urbanos.

Caso queira saber mais sobre financiamentos do Plano Safra, separamos um bate-papo super explicativo para você:

CRÉDITO PRIVADO
Se a sua área disponível estiver na zona urbana, você pode optar também pelas linhas de crédito bancárias. Cada instituição tem suas regras e exigências, por isso, é importante pesquisar bem para encontrar aquela que melhor se encaixa no seu perfil.

Caso você tenha dificuldades ou prefira ter ajuda de alguém especializado para obter o financiamento do seu projeto, você pode buscar ajuda de profissionais nessa etapa.

CONSULTORIA FINANCEIRA HIDROGOOD
Além da elaboração do seu projeto completo gratuitamente, na Hidrogood você encontra todo o suporte do começo ao fim, com consultoria financeira, direcionamento e  acompanhamento.

Para pagamentos diretamente com a Hidrogood, há a possibilidade de pagar parte do projeto à vista e parcelar o restante, ou o  parcelamento total em até 12x no cartão, boleto ou cheque em até 12x. Já no cartão BNDES, é possível parcelar em até 48x.

Caso opte pelo financiamento do projeto, os produtos Hidrogood contam com códigos para aquisição de máquinas e equipamentos, como MDA, MAPA e FINAME. As principais linhas de crédito atendidas são o Pronaf e o Pronamp.

Durante esse processo de liberação, o cliente recebe todo suporte e aconselhamento para encontrar qual a melhor linha disponível para seu perfil

Gostou desse conteúdo? Separamos outros artigos que podem te interessar: