Estufas agrícolas Hidrogood: Ideais para o cultivo em ambiente protegido

A produção em ambientes protegidos (estufas) tem se tornado cada vez mais uma alternativa para os produtores. Além de proteger os cultivares das oscilações climáticas e minimizarem os efeitos da incidência solar, evitam danos nas plantações causadas pelas chuvas e ventos fortes. As estufas também diminuem o contato com pragas e doenças 

Além disso, optando por produzir dentro de estufas, é possível criar um microambiente favorável para a cultura, com condições de temperatura, umidade e luminosidade ideais, permitindo o cultivo, também, em regiões que não proporcionam condições adequadas. Esse controle no interior das estruturas gera benefícios não só para o produtor, mas também para o consumidor, pois uma vez que o produtor não é mais refém da sazonalidade, pode cultivar o ano inteiro, e o consumidor por sua vez pode desfrutar da disponibilidade deste produto em período integral

Todavia, para obter um cultivo de qualidade, é essencial se atentar ao tipo de material em que ela é fabricada, sabemos que o aço é parte fundamental da sua estrutura mas é necessário conhecermos o tratamento aplicado nesse aço, pois isso influencia diretamente a qualidade e principalmente a durabilidade do produto final. Por exemplo, uma estrutura galvanizado em banho de zinco fundente (ou seja, à fogo) possui uma proteção muito maior contra ferrugem do que um aço zincado ou até mesmo pintado. É claro que existem estufas fabricadas com outros materiais, porém, sem tratamento adequado e que demandam manutenção constante, como por exemplo a madeira. Isso, além de prejudicar o cultivo, gera gastos ao produtor que precisa lidar com os ajustes recorrentes.

Aqui na Hidrogood, todas as nossas estufas são fabricadas com aço e tratadas com galvanização a fogo, isso porque além da baixa manutenção, possui período de vida útil prolongado, ou seja, é um ótimo custo-benefício para o produtor.

Atualmente, contamos com 5 modelos de estufas – são eles: STANDARD, REFORÇADO, LANTERNIN (SHED), TRELIÇADO E GÓTICO  –  todas de alta resistência e durabilidade. Confira abaixo os detalhes das Estufas Agrícolas Hidrogood e quais são os seus diferenciais:

Estufa Agrícola Gótica

Este modelo foi lançado em 2020 e, desde então, tem feito sucesso entre os produtores. Isso porque os seus arcos não são totalmente arredondados como os modelos já conhecidos aqui no Brasil, eles são semelhantes a uma igreja de estilo gótico, daí o nome dado à estufa.

Devido a essa angulação e seu formato, o raio solar penetra o filme da estufa de forma mais eficiente. Essa incidência melhora ainda mais quando nos afastamos da linha do Equador. Além disso, a inclinação dos arcos dificulta que as gotas geradas pela evaporação no filme plástico condensem e caiam sobre as plantas. Elas, na verdade, escorrem pela lateral do próprio filme, deixando as plantas livres de manchas nas folhas e frutos, prevenindo possíveis doenças.

Ela pode ser confeccionada com estrutura de 7m, 8m e 10m de largura e seu comprimento é modular de 3m (para estufas de 7m e 8m) e modular de 4m (para estufas de 10m). Já sobre a altura  de pé direito , temos disponíveis 3m, 4m e 5m,

Além disso, pode ser confeccionada em arco standard ou em arcos treliçados, todavia, para estufas de 10m o modelo é obrigatoriamente o treliçado.

Estufa Reforçada

Essa estufa é recomendada para regiões que possuem alta incidência de ventos, tempestades, etc. O arco nesse modelo é fabricado com tubo oblongo, e reforçado com uma barra horizontal e duas mão-francesas fixadas no meio da curvatura de todos os arcos para reforçar a estrutura.

O arco nesse modelo é fabricado com tubo oblongo, e reforçado com uma barra horizontal e duas mão-francesas que são ligadas ao pé da estufa, garantindo um reforço maior em sua estrutura.

É possível obter esse modelo com pé direito de 3, 4 ou 5 metros, largura de 7 ou 8 metros e comprimento modular de 3 metros.

Estufa Standard 

O modelo standard é o mais tradicional e conhecido dos produtores, ele é fabricado em arco de tubo oblongo e toda a sua estrutura é galvanizada a fogo. Atende a maioria das regiões do país e pode ser utilizado para diversas finalidades. Por ser uma estrutura mais simples possui maior facilidade em sua instalação e ótimo custo benefício.

Oferecemos para esse modelo pé direito de 3 ou 4 metros, largura de 7 ou 8 metros e comprimento modular de 3 metros.

Estufa Shed com Saída de Ar

Essa estufa Hidrogood possui as mesmas especificações do  modelo Reforçada, porém além de todo reforço estrutural ela conta com uma  saída de ar na cumeeira (lanternim). Essa abertura de 70cm permite que o ar quente acumulado no interior na estufa possa sair livremente , fazendo com que exista maior troca de ar em seu interior e diminuindo então a temperatura interna da estufa.  Ela é o modelo ideal  para regiões de clima quente. 

Oferecemos para esse modelo pé direito de 3 ou 4 metros, largura de 7 ou 8 metros e comprimento modular de 3 metros.

Estufa em arco Treliçada

Estufa com arcos estruturais fabricados com treliças. Pode ser fabricado com vão livre de até 10m. É o modelo mais reforçado, possui grande resistência contra ventos fortes. É indicado para regiões que possuem grande incidência de tempestades ou para produtores que desejam um vão livre maior. 

Você pode conferir todos os modelos de Estufas Agrícolas Hidrogood e solicitar o seu orçamento gratuito aqui. Fazemos projetos especificamente para o seu tipo de produção, cultura e região. Solicite o seu e comece a produzir mais, com muito menos.

Gostou deste artigo? Separamos alguns que certamente irão lhe interessar:

Compartilhe este conteúdo