Os produtos hidropônicos são melhores que os convencionais?

Muitos produtores se questionam se o produto hidropônico apresenta alguma vantagem em relação ao convencional, é uma dúvida frequente, e se há, quais seriam essas vantagens. Pensando nisso, elaboramos esse artigo que, de maneira resumida, apresenta algumas das diferenças que os produtos hidropônicos possuem, e suas justificativas, esperamos que você goste.

Hidrogood

Produtos saudáveis o ano todo

Uma das vantagens do sistema de cultivo em ambiente protegido é a possibilidade de adequar as variações climáticas por meio de instrumentos de controle de temperatura e umidade, o que possibilita um cultivo ininterrupto durante todo ano. Isso influencia diretamente no tempo de pós-colheita ou prateleira dos produtos, pois plantas nestas condições crescem mais saudáveis.

Maior duração do produto

Além disso, produtos hidropônicos são colhidos e vendidos com a raiz, o que, consequentemente, contribui para o tempo de prateleira ser maior. Esses fatores possibilitam encontrar uma maior variedade de produtos ao longo do ano, garantindo, assim, maior oferta e mais estabilidade dos preços, tornando-os mais acessíveis à população.

Grande variedade de cultivos

O que muita gente não sabe é que praticamente qualquer alimento pode ser cultivado em hidroponia: Brócolis, feijão-vagem, repolho, melão, agrião, pepino, berinjela, pimentão, tomate, arroz, morango, mudas de árvores, plantas ornamentais e muitos outros e, quando utilizadas as técnicas corretas, os alimentos hidropônicos possuem certas vantagens em relação aos alimentos de cultivo convencional como, por exemplo, melhor aparência, produção com menos contaminantes e, em vários casos, sabor mais acentuado, além do uso mínimo de defensivos químicos.

Manejo mais prático e produtivo

O processo de hidroponia garante maior produtividade e cultivo de alimentos fora de época, também sendo possível plantar uma quantidade maior de alimentos. Por exemplo, no Sistema HPM os perfis ficam dispostos de um modo que o produtor consegue aproveitar todo o espaço disponível da estufa, deixando apenas um corredor central para circular e fazer a manutenção necessária.

Nutrição precisamente balanceada

Apesar de não utilizar o solo, com a hidroponia é possível obter todos os nutrientes que a planta precisa através da solução nutritiva. É através dela que as plantas se alimentam para crescerem saudáveis e propícias para o consumo. Há quem acredite que, por ser uma solução, as plantas não recebem tudo o que precisam, mas, se balanceada e controlada corretamente, as plantas recebem todos os nutrientes que elas e nós precisamos para nos mantermos saudáveis. Há equipamentos como o peagâmetro e o condutivímetro, que permitem um controle preciso da nutrição, diferentemente da produção em solo, onde é inviável uma medição apurada dos nutrientes.

Sendo assim, os alimentos hidropônicos possuem uma qualidade excelente, pois além de serem cultivados em estufa protegida e limpa, livre das variações do clima, insetos, animais e outros parasitas que vivem no solo, os nutrientes são balanceados diariamente, conforme a necessidade do cultivo, fazendo com o que as plantas recebam as quantidades ideais de nutrientes durante todo o seu ciclo de crescimento, ficando saudáveis para o consumo.

Gostou deste artigo? Separamos alguns que certamente irão lhe interessar:
Está pensando em produzir? A hidrogood disponibiliza projetos completos e detalhados, sem custo, com toda a estrutura necessária para o início de uma produção hidropônica, feito na medida em que o cliente deseja.
Solicite seu projeto grátis aqui.
Compartilhe este conteúdo