Por que calcular a quantidade dos componentes da solução nutritiva?

Em hidroponia um dos principais componentes é a solução nutritiva, pois é nela que estão todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável das plantas, ou seja, é através dela que elas se alimentam. Então, uma solução nutritiva bem balanceada é fundamental para garantir uma produção de boa qualidade.

Mas, para que uma solução seja de alta qualidade, é preciso, além de monitorá-la regularmente, realizar o cálculo da quantidade de componentes necessários (seja em uma solução inicial ou em sua reposição diária) a fim de evitar variações e deficiências, bem como o excesso de nutrientes que podem acabar sendo tóxicos para a planta e para o consumidor, se consumidos em grande escala.

A utilização de produtos de boa qualidade e o alto grau de pureza e solubilidade dos fertilizantes para melhorar a absorção e qualidade de produção é outro fator indispensável para se obter produtos de alta qualidade. A composição ideal da solução nutritiva para que a cultura cresça saudável depende não só da concentração dos nutrientes, mas, também, de outros fatores que precisam estar em constante monitoração: O pH da solução nutritiva deve estar controlado para que todos os elementos permaneçam na solução e fiquem disponíveis para a planta alimentar-se corretamente, caso contrário ficarão carentes de nutrição. Em hidroponia o ideal é trabalhar com ele entre 5,5 e 6,5, pois é onde se tem a maior disponibilidade de nutrientes, caso contrário alguns elementos não são absorvidos e prejudicam a saúde da cultura.

Outro fator que deve estar igualmente controlada é a condutividade elétrica (CE), pois é a partir desse processo que é permitido medir o nível de consumo dos nutrientes pela planta e fazer reposições para que ela tenha à sua disposição todos os nutrientes necessários. Além desses fatores, a temperatura da solução deve ser sempre checada e mantida em torno de 25ºC e não ultrapassar os 28ºC.

Se não feito o monitoramento da solução nutritiva regularmente, esse descuido pode levar metais pesados em excesso ao organismo do consumidor, por isso é importante utilizar produtos da melhor qualidade e alto grau de pureza e solubilidade a fim de garantir a qualidade da produção bem como monitorar o estado nutricional das plantas para garantir que as mesmas estejam qualificadas para o consumo humano.

Pensando nisso, nós desenvolvemos uma Calculadora para Solução Nutritiva, uma ferramenta gratuita para quem utiliza o fertilizante Hidrogood Fert calcular a quantidade dos componentes da sua solução. Com ela você irá preencher os dados da sua produção e terá em mãos uma tabela com todos os componentes e suas medidas e variações de CE gratuitamente. Para acessá-la basta clicar aqui

Gostou deste artigo? Separamos alguns que certamente irão lhe interessar:
Compartilhe este conteúdo