Hidrogood News: Qual é o valor do seu produto hidropônico?
Por: Dr. Gláucio da Cruz Genuncio, especialista em Nutrição Mineral de plantas.
Primeiramente seja bem-vindos a esta edição do Hidrogood News. Aproveitamos para desejar uma excelente leitura, com muito aprendizado!
Hoje debateremos sobre um tema de extrema importância, que é a formação do valor ou preço de seu produto hidropônico. Aproveitamos para destacar que na edição do Hidrogood News, definimos que: “a composição de valor de um produto hidropônico pode ser subdividida em parte objetiva (custo e despesas inerentes à produção ou custo de produção) e parte subjetiva, que refere-se ao grau de satisfação do consumo da marca atrelada ao produto, por exemplo e, que a diferença entre o custo e a venda é o seu lucro”.
Assim, fazer a “lição de casa” quanto a definição dos custos e despesas de produção é de fundamental importância para o sucesso do seu negócio. Para a formação do preço baseado unicamente em custos e despesas, destacamos a existência de métodos de cálculos, tais como: o método baseado na pesquisa de preços de mercado. Este muito usual quando há um mercado pré-estabelecido e seu produto segue o mesmo posicionamento de mercado, por exemplo, alface crespa embalada em sacola cônica.
Assim, a formação do preço deste método basicamente é avaliação do preço praticado por seu concorrente direto ou indireto. Mas cuidado, pois uma informação relevante você não tem: qual é o custo de produção do seu concorrente? Pois este pode estar utilizando o segundo método para a formação de preço, que é o método baseado na margem de contribuição, que usa a projeção de quanto a empresa quer faturar com o produto a ser comercializado. O cálculo da margem de contribuição dar-se pela diferença entre o valor de venda estabelecido os custos e despesas variáveis. Este cálculo favorece a ajustes de mercado, além de projeções com investimentos e possíveis despesas extras.
Exemplificando: considerando-se a formula MC (Margem de Contribuição) = PV – (CV + DV) e, o custo de produção da alface produzida é o de R$ 1,40, com lucro de 100%, o preço de venda calculado é o de R$ 2,80.
Um outro método para se calcular preço é o Markup, que se baseia na estimativa de lucro (diferentemente da margem de contribuição). Sendo que o hidroponista, de posse dos dados dos custos e despesas de seu produto, estima um lucro desejado. Para tal, a hidroponista deve utilizar a seguinte formula (segundo o SEBRAE): Markup = 100 / [100 – (DV + DF + LP)], onde DV = percentual das despesas variáveis; DF = percentual das despesas fixas e LP = percentual do lucro desejado.
Exemplificando: para produzir rúcula hidropônica, o hidroponista tem 20% de despesa variável, mais 15% de despesa fixa (baseado na aplicação do índice porcentual sobre o custo total da hortaliça) e pretende ter um lucro de 35%, assim, adota-se a fórmula: Markup = 100 / [100 – (20 + 15 + 35)]; Markup = 100 / [100 – 70]; Markup = 100 / 30; Markup = 3,33. Assim, a rúcula hidropônica que tem custo unitário de R$ 1,80 deve ser vendida por R$ 5,99 (R$ 1,80 x 3,33).
Percebam que além destas fórmulas estabelecidas temos outras situações. Uma delas é quando o mercado não possui concorrentes. Neste contexto, a recomendação é sempre praticar o preço justo ao consumidor, afinal consumimos outros produtos e não gostamos de pagar por algo que não nos satisfaça.
Quanto a esta questão (satisfação) vale uma ressalva. O que é satisfação em consumir algo? E é aqui que a parte subjetiva da formação de valor do produto. O que você entrega? Você entregará um produto com tempo de prateleira ou shelf life alto? Um produto sem resíduos de defensivos? Um produto rastreado? Um produto com selo de sustentabilidade quanto a economia de água, por exemplo? Ou um produto que cause quaisquer sensações de satisfação por parte de quem o está consumindo.
Assim, o valor cobrado ultrapassa a objetividade calculada.
Com isso me despeço e espero que tenham gostado deste Hidrogood News e até o próximo!
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