produção hidropônica hidrogood

Hidroponia e a alta rentabilidade da atividade

Que a hidroponia é uma técnica que apresenta muitas vantagens em comparação ao cultivo convencional de solo já se sabe, porém, o que muitas pessoas não sabem é que um dos principais pontos positivos da atividade é a sua alta rentabilidade, com lucros que podem chegar até 100%.

Por utilizar pouco espaço, ter um consumo racional de água e a redução do uso de agrotóxicos, a hidroponia é uma atividade que vem chamando a atenção de muitos investidores. Isso porque o cultivo de alface e outras plantas em um sistema fechado (estufa) direto na água com todos os nutrientes para o seu crescimento pode alcançar o dobro do plantio convencional de solo. 

Apesar de à primeira vista o investimento inicial de um projeto hidropônico parecer ser alto, o retorno do investimento vem de forma rápida e satisfatória, pagando em pouco tempo o valor investido e gerando altos lucros para o investidor. 

Um outro ponto que garante ao produtor a alta rentabilidade e aumento da produtividade é a possibilidade de obter plantios o ano inteiro, independente do clima. Além disso, fazendo o plantio em perfis, é possível que todos os dias ocorra replante, tendo, assim, uma constância diária de plantas prontas para serem colhidas e vendidas. Vale ressaltar que a quebra em um cultivo é muito pequena, apenas 2%. Em uma bancada com 300 plantas, em média 6 não estão próprias para comércio.

Essa estabilidade na produção é o que garante ao produtor a entrega constante de produtos e, consequentemente, clientes o ano todo. Portanto, a combinação da elevada produtividade, diminuição no ciclo de cultivo e melhor qualidade dos produtos hidropônicos contribuem para que se obtenha um lucro mais alto e, claro, um retorno do capital mais rápido.

perfil hidropônico hidrogood

Outro fator positivo e que pode ajudar ainda mais o investidor a obter uma alta rentabilidade é a possibilidade de instalar uma produção hidropônica perto de centros comerciais, o que facilita a entrega de produtos, diminuindo o custo com o transporte.

A técnica hidropônica possui muitas vantagens e se justifica em diversos fatores. Não só é econômica, ecológica e eficiente, como garante um resultado final superior, com produtos de qualidade e alto valor agregado e possui uma rentabilidade superior a muitas opções de investimento. Afinal, o produtor tem um rápido retorno de investimento através de uma alta rentabilidade. 

Todavia, para se obter sucesso no cultivo comercial, é preciso ter mão de obra qualificada e conhecimento sobre as técnicas de manejo para a condução do sistema. Por isso, investir em estudos e atualizações é fundamental para que se obtenha sucesso no investimento. Participar de eventos hidropônicos, seminários, encontros, congressos, feiras e cursos é uma ótima forma de se manter informado. A técnica hidropônica é objeto constante de pesquisas e há sempre atualizações e novidades relacionadas não só a técnica, mas ao setor horticultor e os produtos. 

Recentemente lançamos o nosso primeiro curso online “como cultivar folhosas em hidroponia”, e um dos conteúdos é sobre investimento e rentabilidade. Além de aprender tudo sobre produção profissional e comercial com grandes especialistas em hidroponia, o aluno tem a chance de entender como a produção hidropônica pode ser um ótimo investimento e, claro, como aumentar a sua lucratividade. Você pode saber todos os detalhes do curso aqui.

Gostou deste artigo? Separamos alguns que certamente irão lhe interessar:

Compartilhe este conteúdo