Produção de morango hidropônico
Pertencente à família Rosaceae e gênero Fragaria, o morangueiro distribui-se entre dezoito espécies e quatro híbridos. Sendo assim, o conhecimento sobre a técnica a ser utilizada, a variedade, o manejo da cultura a ser plantada é de fundamental importância para ganhos produtivos.
Temos basicamente quatro modos de produção de morangos:
– produção direto em canteiros no solo;
– produção em NFT (hidroponia com solução nutritiva circulante em bancadas com perfil);
– produção em calhas ou slabs em sistema aberto sem aproveitamento do drenado;
– sistema fechado de produção em calhas ou slabs com substrato onde o drenado é recolhido, tratado com ozônio e volta ao sistema.
A produção de morango em sistema NFT é muito pouco utilizado comercialmente no Brasil, porém é possível a produção. Vem aumentando muito a produção em substrato no cultivo protegido, principalmente em calhas que recolhem o drenado para não ter desperdício de água e fertilizantes. Ainda mais por não contaminar o solo e lençol freático.
Demais fatores para a produção devem ser observados, tais como: mão-de-obra, manejo da nutrição e o manejo integrado de pragas e doenças.
Manejo de pragas e doenças
Um dos principais problemas do cultivo do morangueiro no solo é a alta incidência de doenças dos sistemas aéreo e radicular que são oriundas do replantio de mudas nas mesmas áreas ao longo dos anos.
A cultura do morango é considerada perene (produção de dois a três anos), mas a maioria dos produtores substitui as plantas todos os anos em virtude da não utilização de tecnologias de cobertura dos canteiros. Na produção de morango, ocorre ao longo do ano de cultivo o acúmulo de doenças e pragas, o que torna as plantas mais frágeis para o seguimento delas no segundo ano, o que pode acarretar baixa produtividade. Portanto, as plantas precisam ser renovadas, o que ocasiona grande demanda anual por mudas.
No sistema hidropônico, as plantas são cultivadas em ambientes protegidos, em bancadas afastadas do solo e em slabs (bolsas) ou calhas de cultivo preenchidos com substratos. Assim, como o sistema aéreo não é molhado devido ao efeito guarda-chuva da cobertura, há redução de problemas fitossanitários.
A área não deve ter antecedentes de plantio de morangueiro, batata, tomate, pimentão ou outra hortaliça da família das solanáceas, para evitar a reinfestação das doenças de solo. Outro fator é o tamanho da área, por exemplo, para a produção de 15 a 20 toneladas por hectare, o produtor deve ter 2.500m² disponíveis, de modo a comportar, aproximadamente, 40 canteiros com dimensões de 1m de largura por 50m de comprimento.
Também tem todos os procedimentos de preparo do solo para a instalação da cultura, pois havendo a necessidade de calagem, o solo deve ser arado e corrigido três meses antes do plantio. Nos plantios comerciais, são utilizados plásticos de cobertura do solo para um melhor controle de doenças e de plantas daninhas. O plástico também ajuda a garantir uma melhor aparência aos frutos, evitando o contato direto com o solo. É necessário também fazer um túnel de proteção dos canteiros, para que em períodos chuvosos, seja necessário proteger as plantas do excesso de umidade.
O uso da hidroponia vem gradativamente garantindo acréscimos em produtividade para o morangueiro a partir de produção em sistemas de calhas com substrato, sob estufas. As calhas apropriadas para a cultura do morangueiro, formam um sistema fechado de hidroponia, pois recolhem o drenado para ser reutilizado após um tratamento com ozônio para desinfecção de possíveis patógenos. Valendo destacar que tais acréscimos estão em função da eficiência do uso da água e dos nutrientes, além da aplicação de nutrientes de acordo com o estádio fisiológico da cultura.
De modo geral, a implantação do sistema hidropônico do morango esta em torno de R$ 200 a 300 o m²(fonte fev./2023) de acordo com o nível tecnológico empregado, assim como o uso de hidroponia para a cultura de morango pode gerar produtividades acima de 1 kg/planta.
Mão de obra
O sistema de produção em substrato permite a otimização da mão de obra; enquanto no cultivo de solo um trabalhador tem a capacidade de cuidar de 7 mil a 8 mil plantas, já no sistema semi-hidropônico Peil & Marques (2016) indicam a possibilidade de cuidar de 15 mil a 18 mil plantas. Outro aspecto importante diz respeito à melhores condições de trabalho.
Variedades
Atualmente as variedades de morangos cultivadas estão divididas em dois grupos: variedades de dia curto e de dia neutro.
As variedades de dias curtos
Plantadas entre final de abril até meados de maio. Inicia a produção em torno de 60 dias após o plantio produzindo até o final do ano ou início de janeiro dependo do clima e região. São chamadas de “dias curtos” em função de serem plantadas no outono, quando os dias são mais curtos. As principais são Camino Real, Camarosa, Fronteiras, Benícia entre outras.
As variedades de dias neutros
Mudas plantadas entre meados de maio até outubro, iniciando a produção em torno de 90 a 120 dias após o plantio, dependendo do mês de plantio e região. A produção se prolonga por um período de 15 a 24 meses consecutivos, dependendo do manejo empregado. As variedades de “dias neutros” são as mais plantadas no sistema de plantio em calhas com substrato (hidroponia em substrato), principalmente as variedades Albion e San Andréas.
Produtividade
O uso da hidroponia vem gradativamente garantindo acréscimos em produtividade para o morangueiro a partir de produção em sistemas de calhas com substrato, sob estufas. As calhas apropriadas para a cultura do morangueiro, formam um sistema fechado de hidroponia, pois recolhem o drenado para ser reutilizado após um tratamento com ozônio para desinfecção de possíveis patógenos. Valendo destacar que tais acréscimos estão em função da eficiência do uso da água e dos nutrientes, além da aplicação de nutrientes de acordo com o estado fisiológico da cultura.
Investimento
De modo geral, a implantação do sistema hidropônico do morango está em torno de R$ 200 a 300 o m² (fonte fev./2023) de acordo com o nível tecnológico empregado, assim como o uso de hidroponia para a cultura de morango pode gerar produtividades acima de 1 kg/planta.
Por fim, podemos concluir que há diversas vantagens em adotar a técnica da hidroponia no cultivo de morango, tanto em produtividade, mão de obra, redução de custos e prevenção de pragas e doenças. A HG fornece tecnologia e equipamentos para o seu projeto, faça um orçamento gratuito agora mesmo e eleve o nível da sua produção!
Gostou do conteúdo? Separamos alguns artigos que também irão lhe interessar: