Como preparar a solução nutritiva para hidroponia

 O bom preparo da solução nutritiva é fundamental para obter produtos de mais qualidade. Por isso, é importante estar atento à sua composição e à quantidade correta de seus componentes.

 

Mas o que é a solução nutritiva?

A solução nutritiva é um composto que fornece todos os nutrientes essenciais para o bom  desenvolvimento das plantas. Para prepará-la, é necessário realizar uma mistura equilibrada de fertilizantes com água.

Para balanceá-la é importante medir a condutividade (C.E) e o pH, e estar atento às recomendações do fabricante dos insumos utilizados. Pensando no cultivo hidropônico de alface, devemos levar em consideração se essa é a primeira vez de preparo (reservatório vazio) ou é a manutenção da solução (reposição de nutrientes).

Vale lembrar que a composição da solução nutritiva varia de acordo com o tipo de cultura.

 

Preparando a solução nutritiva pela primeira vez:

Assumindo que o reservatório tenha sido dimensionado corretamente para as necessidades da sua produção, é preciso encher o tanque em torno de 80 a 90% da sua capacidade com água.

Depois, meça o pH e a condutividade elétrica da água para acompanhar suas características ao longo do tempo.

Em seguida, é preciso medir as quantidades de fertilizante (seja em gramas ou em ml) conforme a recomendação do fabricante para a quantidade de água do seu reservatório.

Caso opte por utilizar os adubos em gramas, é preciso ter cuidado, visto que os adubos podem ter reação se colocados juntos no balde ao mesmo tempo. Recomenda-se dissolvê-los em baldes separados, e diluí-los de forma devagar no reservatório, – um de cada vez-, misturando bem os produtos.

Após misturar os fertilizantes nas proporções corretas, não se esqueça de verificar primeiramente se a condutividade elétrica foi obtida com sucesso. Para alface recomendamos em torno de 1,5 mS (ou 1500 μS) 

Caso não esteja no valor ideal, basta adicionar água para diminuir a CE ou adicionar um pouco mais de adubos na proporção correta para aumentar a CE.

LEMBRE-SE: A recomendação das quantidades dos produtos a serem utilizados e o CE indicado não são regras. Isso irá depender de cada cultura.  

 

 O próximo passo é medir o pH, que, para a cultura de folhosas, é ideal que esteja em torno de 5,5 a 6,5. Caso o pH estiver fora desta faixa, deve-se ajustá-lo.

Caso o pH esteja elevado, você deve utilizar um redutor de pH, umas das recomendações é o ácido fosfórico no grau alimentício ou grau agrícola. Não há uma quantidade precisa, a recomendação é colocar um pouco do produto no reservatório, esperar a homogeneização na solução nutritiva e medir o pH logo em seguida, para verificar se haverá a necessidade de abaixar mais.

Para um reservatório de 1.000 L, com pH 7, recomenda-se inicialmente colocar 30 mL de ácido fosfórico.

Caso o pH esteja baixo, uma das recomendações é obter cal virgem, diluir cerca de 1,5 kg em um balde de 20 litros, esperar decantar e utilizar o sobrenadante (parte líquida) na solução nutritiva. Ela precisa ser adicionada aos poucos até que o pH ideal seja atingido. Outro produto indicado para esse fim também é o hidróxido de potássio.

Feita adição de nutrientes e a correção do pH, a solução está pronta!

 

Como fazer a manutenção da solução nutritiva:

Esse processo de reposição do nível de água no reservatório e a correção do CE (quantidade de nutrientes) e do pH deve ser feita diariamente.

Primeiro, é preciso  repor o nível da água, medir EC e pH.

O pH pode ser ajustado da mesma forma que é feito durante o primeiro preparo. Já a EC, deve ser ajustada fazendo um um pequeno cálculo de regra de três para saber o quanto de fertilizante de adicionar.

A cada dia, dependendo da leitura do EC no aparelho, a quantidade de adubo que você precisa adicionar pode ser diferente. Por isso, é importante que o produtor faça uma tabela própria conforme sua preferência.

Muitos produtores preferem diluir os adubos em reservatórios /galões, concentrados, a fim de utilizar essa solução concentrada para a reposição dos nutrientes no reservatório principal. Para isso, é necessário verificar a solubilidade dos nutrientes que se deseja concentrar.

 

Linha de fertilizantes Hidrogood Fert.

A partir das principais necessidades dos produtores, a Hidrogood desenvolveu sua própria linha de fertilizantes, com compostos de nutrientes para confecção da solução nutritiva. A linha de nutrientes Hidrogood Fert é perfeitamente balanceada e testada, com objetivo de promover um maior potencial produtivo.

Se você tem interesse em melhorar a nutrição da sua produção, faça seu projeto de adubação personalizado para sua cultura gratuitamente conosco.

Para descomplicar o manejo nutricional da sua produção, a Hidrogood desenvolveu uma Calculadora para quem utiliza o Hidrogood Fert. Nela, você pode calcular a quantidade dos componentes da sua solução (tanto inicial quanto para reposição diária) de maneira rápida e fácil. 

Para usá-la, basta preencher os dados da sua produção e terá em mãos uma tabela com todos os componentes, suas medidas e variações de CE gratuitamente.

 

Quer mais dicas de manejo e nutrição da sua produção? Separamos outros artigos que podem te interessar: