Hidrogood News Edição Especial: Cultivo hidropônico de hortaliças: a garantia de produção o ano todo

Por: Dr. Gláucio da Cruz Genuino, especialista em Nutrição Mineral de plantas.

Um dos principais problemas na produção de hortaliças folhosas, como a salsa, rúcula, alface e de hortaliças de frutos, como o pimentão e o tomate, é sazonalidade ocasionada por intempéries (quedas drásticas de produção, produtividade e qualidade de frutas, verduras e legumes – FLV). Estas perdas significativas podem ser ocasionadas pelo excesso de chuvas, pelo vento muito forte, pela chuva de granizo, e pela alta insolação (excesso de radiação solar).

Estufa Hidrogood

Neste contexto, a Associação dos Produtores e Distribuidores de Hortifruti de São Paulo – APHORTESP, em 19/03/2019 emitiu um comunicado de extremo impacto no setor, pois, o mesmo alerta para a constatável redução da oferta e, consequentemente, desabastecimento de hortaliças no estado de São Paulo, em função de características desfavoráveis ao seu cultivo, como o excesso de chuvas observado neste primeiro trimestre de 2019. Já o Globo Rural do dia 24/03/2019 reportou a dificuldade dos produtores do cinturão verde de São Paulo na garantia de oferta de hortaliças para os próximos meses, também em função do excesso de chuvas no estado.

Uma das principais características favoráveis para a adoção do cultivo de hortaliças folhosas e de fruto em sistema hidropônico é a garantia de redução da sazonalidade (quebras de produção e qualidade) em função da redução da possibilidade de intempéries, pois o cultivo hidropônico protege as plantas quanto a ação de chuvas fortes, granizo e vento, além do efetivo controle da insolação, a partir do uso de telas de sombreamento e plásticos específicos (cultivo protegido). Somando-se a estes fatores favoráveis tem-se o melhor controle nutricional e reduzido consumo de água (em até 70%) e o melhor manejo fitossanitário (controle efetivo de pragas e doenças), com a possibilidade de uso intensivo de controle biológico e de defensivos alternativos, que são amplamente utilizados na agricultura orgânica.

Um fator que sempre ressalto em minhas palestras e cursos é a tomada de decisão do produtor no investimento em hidroponia não focando somente o custo total do projeto, mas sim o custo/beneficio deste sistema, pois a garantia de oferta continuada e com qualidade e um fator diferencial para a tomada de decisão.

Espero que tenha gostado deste Hidrogood News edição especial e até o próximo!

Gostou deste artigo? Separamos alguns que certamente irão lhe interessar:

Participe do Curso de Hidroponia. Saiba mais.