Hidrogood News: Produção de pepino em hidroponia – Faça a escolha certa!
Que uma das vantagens da hidroponia é o aumento da produtividade do pepino, todos sabem! Porém, o objetivo deste último Hidrogood News de 2021 é destacar que a escolha certa do híbrido de pepino é fator fundamental para o sucesso, na rentabilidade, na produtividade e na qualidade de fruto.
Ao se adotar a hidroponia para o cultivo do pepino, o uso de estufa é fator associado a esta escolha e, consequentemente, a aplicação de telas laterais é um fator utilizado no projeto. Porém, o uso de barreias físicas como as telas pode reduzir a entrada de polinizadores (abelhas) para fecundação de frutos, o que é de fundamental importância para o pepineiro.
Uma forma de minimizar os efeitos deletérios de uma baixa polinização e, consequentemente, uma baixa produção e rentabilidade é a escolha correta do híbrido de pepino para a produção em sistema hidropônico.
Em função disto, o entendimento mínimo da genética da planta é fundamental neste processo de escolha. Por exemplo, vocês sabiam da existência de híbridos de pepino específicos para o cultivo em hidroponia?
Assim, e apesar da existência de diferentes tipos de pepino, tais como o caipira, o para conserva, o aodai e o japonês (este inclusive sendo o mais utilizado em hidroponia), você produtor deve atenta-se para a seleção de híbridos que possuam como característica a não necessidade de polinização, pois esta alterará o seu formato alongado do fruto do pepino japonês, fator este que reduzirá qualificação de fruto na hora da comercialização.
Pepinos híbridos específicos para a hidroponia, por conseguinte, caracterizam-se por não necessitarem de polinização e por produzirem frutos sem semente, sendo também classificadas ou conhecidas como: híbridos ginóico-partenorcápicos. Assim, ao dividirmos a classificação genética (digamos assim), a parte ginóica caracteriza-se pela predominância, na planta, de flores femininas (fator este que aumenta a produção de frutos). E a parte partenocárpica significa a formação de frutos independentemente da necessidade de polinizadores no ambiente de cultivo protegido.
Mediante ao exposto, a adoção de híbridos de pepino ginóico-partenorcápicos é praticamente obrigatória na hidroponia, pelas vantagens que seguem:
- Formação de frutos alongados (pepino japonês): O que confere melhor classificação na comercialização;
- Existência de plantas com maior percentual de flores femininas, potencializando a acréscimos em produção e produtividade;
- Independência de agentes polinizadores, como as abelhas, que pode ser um problema em estufas.
Em função disto, ao escolher produzir pepino em hidroponia não se esqueçam da aquisição de plantas que possuam as características supracitadas.
Além disso, contar com o equipamento correto é fundamental para obter um cultivo de qualidade. E as Calhas Hidrogood são excelentes para isso, pois são especificas para quem produz frutos como morango, tomate, pimentão ou pepino.
As Calhas Hidrogood foram desenvolvidas com reservatórios internos que fazem o recolhimento do drenado com qualidade. Assim, é possível reaproveitar a solução nutritiva (desde que ela passe por um sistema de filtração e de redução da carga de microrganismos), evitando o desperdício e impactando positivamente nos gastos com a produção.
Além disso, o que pouca gente sabe é que as perdas por evaporação e percolação são mínimas, o que contribui para a economia de água, que pode chegar a até 70% comparando com a quantidade de água necessária em um sistema de aspersão convencional na mesma área. Isso impacta diretamente na redução de gastos da produção. Conheça a Calha Slab e a Calha Vaso.
Assim, espero que tenham apreciado a última edição de 2021 do Hidrogood News, até a próxima! Forte abraço e, desde já, uma excelente passagem de ano!